Shoulder Um Corte Especial da Paleta Bovina que vai surpreender seus amigos

Shoulder Um Corte Especial da Paleta Bovina que vai surpreender seus amigos

Shoulder Um Corte Especial da Paleta Bovina que vai surpreender seus amigos

Se você é um novato nesta área de cortes especiais que estão virando tendência nos churrascos brasileiros, este artigo é pra você.  Mas vale também pra todos que adoram uma boa comida e querem diversificar o seu cardápio. E desta vez vou falar sobre o Shoulder um corte especial da Paleta Bovina, considerado por muitos carne de segunda. Só que agora você vai entender por que isso deixou de ser verdade.

Variações dos Nomes dessa Iguaria- (Shoulder Paleta Bovina)

É muito comum em cada canto do Brasil os cortes de carnes receberem diversos nomes, e não podia ser diferente com o Shoulder. Os nomes mais usados para este corte são o Sete da Paleta, Raquete e Flat Iron, além do Shoulder é claro.

shoulder sete da paleta raquete da paleta

O Flat Iron é um derivado da peça do Shoulder e mais abaixo vou explicar melhor isso.

Sei que podem parecer estranhos esses nomes, mas acredite, muito em breve a percepção das pessoas vão mudar quanto a isso, visto em que a procura por cortes especiais no Brasil, estão cada vez maiores.

No momento na data deste artigo, os nomes mais comuns para comprar este corte são o Sete da Paleta ou Raquete da Paleta.

Quando você vai ao açougue e pede paleta, muito provavelmente vai receber o Shoulder misturado com outras partes do dianteiro que são menos nobres e macios. Ou seja, dificilmente vai ser possível perceber a qualidade que essa carne oferece.

Por isso a importância de ser mais específico. Dessa forma é necessário conhecer mais afundo esta opção, assim é possível argumentar melhor na hora de comprar e levar pra casa uma carne infinitamente mais macia, por um preço muito mais em conta.

Características do Shoulder ou Sete da Paleta

Uma curiosidade interessante é que o nome Sete da Paleta foi dado por que a escápula da paleta em que é retirado a peça, lembra muito o numero sete, e esta aí uma das origens de batismo desse corte.

É preciso saber que esta carne contém uma cartilagem no seu interior, e pode não agradar algumas pessoas. Porém uma regra muito desconhecida é que cartilagens são importantes para trazer mais sabor aos cortes de carnes.

Quando for preparar o Sete, é importante que leve isso em consideração, pois para frituras em frigideiras os resultados não são muitos agradáveis.

cartilagem sete da paleta

O Sete da Paleta ou Raquete é uma carne extremamente macia e que pode ser comparada ao filé mignon a nível de macies, se preparada corretamente.

A cartilagem no seu interior pode até contribuir no sabor como dito acima, isso se a peça for assada lentamente. O que acontece, é que depois de longas horas de cozimento lento, o colágeno ou cartilagem acabam derretendo e dando um toque todo especial para o sabor da carne.

Caso você não saiba a costela é tão amada por tantas pessoas por vários motivos e um deles é que ela contem grandes quantidades de cartilagens, e isso contribui muito no sabor tão marcante da costela.

Confira o artigo que falo detalhes interessantes sobre Costela Bovina(em construção)

Outro corte que tem muita cartilagem é o Ossobuco, e fica com um sabor incrível quando preparado na churrasqueira por longas horas a fogo baixo. Você pode comprovar no vídeo abaixo que falo sobre isso, onde testo três opções de tempo de cozimento com o Ossobuco na churrasqueira.

Então não descrimine cortes que contem colágeno ou cartilagem, isso contribui e muito no sabor final da carne.

No vídeo abaixo eu também falo com detalhes sobre o Shoulder, e lá você encontra dicas muito originais.

Aproveita pra conferir o canal do Fiquei Sem Churrasco e ficar por dentro em primeira mão sobre assuntos voltados para o universo das carnes.

Quer conhecer o canal do You Tube? Cliquei Aqui!

Encontrando o Shoulder Raquete ou Sete da Paleta

A Raquete como dito acima é retirada da paleta bovina que fica na região dianteira do animal, porém ela é cercada por outros cortes que acabam dificultando a percepção quanto ao sabor, pois na maioria das vezes ela não é separada.

É ai que nasce a necessidade técnica de separar os cortes especiais dos tradicionais, que consiste em separar partes do boi que são melhores do que as outras.

Flat Iron Retirado do Shoulder

O Flat Iron é um nome americanizado que nada mais é que o Shoulder sem a cartilagem, no vídeo acima eu deixo bem claro isso. Então confere na integra pra entender bem o que estou falando.

flat iron

Pode parecer só mais do mesmo, mas pela minha experiencia não acredito nisso. Quando a cartilagem é retirada além da carne ficar “mais limpa” oferece uma experiência melhor, quando grelhada rapidamente.

Esta opção de corte é muito difícil ser encontrada em mercados e açougues, é uma prática pouco comum, mas é possível fazer em casa. Basta comprar a peça e retirar você mesmo a cartilagem.

Indicação para o Shoulder ou Sete da Paleta

Essa carne pode ser utilizada de diversas formas, como grelhados em churrasqueiras, fritos em frigideiras ou chapas, assado no forno, refogado em cubos, carne de panela, carne moída para hambúrguer se for retirada a cartilagem e muito mais. Porém a grande demanda para esse corte é no churrasco.

flat iron grelhado

Uma recomendação do FIQUEI SEM CHURRASCO e a combinação dessa carne assada na churrasqueira a bafo com papel alumínio e tomate, é um casamento perfeito, tire a prova você mesmo. Só tome cuidado com o fogo que deve esta lento e baixo, pois a ideia é fazer com que a cartilagem derreta e dê mais sabor a carne. Não se esqueça de retirar as sementes do tomate.

A peça do Sete tem o peso médio de 1,5 a 2,0Kg, variando de acordo com a raça e a idade que o animal é abatido.

Custo Benefício do Shoulder

Se essa carne for comprada em açougues e mercados tradicionais o preço médio pode ficar próximo dos R$16,00/Kg, isso para a raça nelore. Agora para raças especiais como Angus podem chegar a R$42,00/Kg. Mas acredite, esse corte é tão macio que até mesmo de Nelore fica delicioso.

Como é conhecido o Shoulder em outros países

A denominação Raquete da Paleta e Sete da Paleta é apenas utilizada no Brasil, pois em outros países o corte recebe o nomes bem diferentes.

🇺🇸 Estados Unidos – Shoulder Steak e Flat Iron

🇨🇵 França – Paleron Jumeau Boeuf

🇩🇪 Alemãnha – Schaufelstück

🇦🇷Argentina – Filete Plano Del Hierro

🇺🇾Uruguai – Filete Plano Del Hierro

Sentido das Fibras

Como já é sabido, cortar contra as fibras pode ajudar moderadamente a carne ficar mais macia. Então abaixo ilustro a posição do sentido das fibras da peça inteira de Shoulder e a posição ideal para cortar com a faca.

A pesar de alguns cortes bovinos aprestarem posições diferentes das fibras como a Maminha, que contem 3 posições e precisa de uma atenção maior, o Shoulder tem apenas um sentido.

Confira o artigo que fala tudo sobre Maminha(clique aqui)

Resumo

Em geral o Shoulder ou Sete da Paleta e seus diversos nomes são muito valorizados pelos grandes churrasqueiros e é muito melhor que a tradicional paleta bovina. É uma carne facilmente encontrada e com bom custo benefício. Vale muito a pena quebrar os velhos hábitos e experimentar essa parte da paleta com um toque a mais de requinte. E assim descobrir que não é somente a Picanha que pode ser o destaque do seu churrasco.

AGORA É HORA DE DEIXAR TODO MUNDO COM ÁGUA NA BOCA!

Imagine ver a cara dos seus familiares implorando para saber o segredo das suas receitas! Já pensou todo mundo te elogiando por que suas receitas são diferentes?

Eu achei esse Livro Gratuito na internet que fala bastante coisas diferentes pra quem gosta de usar carnes nas receitas, e o legal que o livro não é só pra churrasqueiro não! Não é sempre que se acha conteúdo gratuito assim na internet. Difícil!! Cheguei até divulgar lá no meu canal do YouTube, achei bem caprichado o trabalho do pessoal!

Agora se você não é muito fã de usar carnes em suas receitas, nem perde seu tempo esse livro não é pra você!!

Esse livro não é de minha autoria, foi a esquipe Assadores quem fez!!

CONTINUE LENDO

Confira nossas redes sociais:

Siga-nos no Facebook

Siga-nos também no YouTube e veja videos inéditos na internet sobre o universo do churrasco

Deixem seus comentários e compartilhem com seus amigos, isso motiva ainda mais a fazer esse trabalho por vocês.

FIQUEI SEM CHURRASCO fotos de carnes de churrasco

Mieri Store

churrasqueira elétrica

Envie seu comentário