5 Dicas infalíveis com Panceta Suína - A Carne de Porco mais barata e saborosa

5 Dicas infalíveis com Panceta Suína – A Carne de Porco mais barata e saborosa

5 Dicas infalíveis com Panceta Suína – A Carne de Porco mais barata e saborosa

Neste artigo eu vou dividir com você 5 dicas incríveis com carne de porco, em especial a Panceta. Utilizando as técnicas certas, essa carne pode ser de longe o destaque do seu churrasco, competindo a altura com as carnes mais caras como a Picanha por exemplo.

A Panceta é um corte que sai da barriga do porco, muito usada para fazer bacon e o famoso torresmo, mas o que algumas pessoas não sabem é que desse corte é possível fazer receitas incríveis e sabendo as combinações corretas dos temperos, os resultados irão surpreender seus amigos e familiares.

barriga de porco para churrasco

Então aproveite essas super dicas, confira o artigo na íntegra, por que a ideia aqui é trazer para você conteúdos realmente relevantes.

E só pra te lembrar, no final do texto eu vou deixar uma lista de links dos artigos mais lidos aqui do Blog e também os links que estão relacionados com a matéria que esta lendo. Confere lá!!

Panceta a Carne de Porco para todos os gostos

A Panceta é uma carne extremamente saborosa, e que tem um fator que contribui ainda mais para a sua popularidade, o seu preço. Em média aqui no interior de SP na data deste artigo o preço desse corte saí pela bagatela de R$11,00/KG. Mas um ponto ainda mais interessante é que a carne de porco tem uma característica desconhecida por muitos, que é a facilidade para combinar com uma variedade enorme de temperos.

Você pode até pensar que qualquer carne pode aceitar muitas variedades de temperos, só que isso não e verdade. Determinados cortes de carnes vermelhas não combinam com agridoce, carnes de cordeiro combinam mais com hortelã, alecrim e alho, sendo que outros temperos podem trazer experiencias desavagareis, utilizar limão para temperar determinados frutos do mar podem acabar emborrachando a carne, e tem muitas outras condições que poderiam ser citadas aqui.

O churrasqueiro clássico defende que, panceta na churrasqueira é somente sal grosso e brasa. Claro que isso não deixa de ser uma verdade, mas como o mundo está em constante evolução as receitas não podiam ser diferentes. Uma coisa que temos que ter em mente é que as formas clássicas de preparo nunca deixarão de ser boas, mas dar uma chance para novas experiências é uma obrigação para nós que amamos gastronomia.

Então você vai entender que a carne de porco, em especial a panceta, combina com acidez, agridoce, pimentas, rub’s e muitos temperos sofisticados.

A Panceta sai de um ponto especifico da barriga do porco, então procure evitar ser tapeado por açougueiros desinformados ou espertalhões.

carne de porco fotos de carne para churrasco

Assim quando for comprar este delicioso corte leve em consideração que deve ter um equilíbrio entre quantidade de gordura e quantidade de carne, é isso que o torna um corte especial. Se você pegar esse Panceta e ela tiver só carne, provavelmente está saindo de outra região do porco, e quanto menos gordura mais ressecado vai ficar.

Outra condição é comprar esse corte com muita gordura e pouca carne, é inaceitável isso, dispensa até comentários. Como já disse a ideia é que exista um equilíbrio entre a quantidade de carne e gordura, ambos tem um papel fundamental para trazer aquele sabor característico e maravilhoso da Panceta. Abaixo separei uma foto que mostra exstamento uma excelente condição de proporção entre carne e gordura.

Tome nota que se comprar esta carne sem proporções adequadas isso vai afetar diretamente no sabor final da sua receita.

panceta carne de porco

Derivados da Panceta

Com a Barriga do Porco é possível usar a criatividade e criar milhares de receitas. Imagina quantas opções que você tem com o Bacon? Sem falar no delicioso torresmo, que é uma uma receita muito famosa aqui no Brasil. O bacon também pode ser feito da paleta ou do pernil, porém o que mais cai no gosto do consumidor é a tradicional panceta suína.

Confere lá a Receita Perfeita de Torresmo(em construção).

bacon fotos de carne para churrasco

Da panceta também é possível fazer deliciosos embutidos que podem ser adicionados em lanches, ou apreciados com uma deliciosa cerveja. Já da água na boca só de escrever isso.

Confira o artigo que falo sobre As Combinações e Harmonização com Cervejas.

panceta embutido

Agora outra alternativa é fazer ela em forno, com a peça inteira, ou em fatias na churrasqueira, e usar a criatividade com os temperos. Dessa forma eu vou listar agora as 5 dicas infalíveis com Panceta mas que também pode ser usada para qualquer outra carne de porco.

E antes de conferir as 5 dicas, assista o vídeo abaixo que ensina uma receita muito especial com panceta suína, que pode ser frita na frigideira mas quando usada na churrasqueira impressiona todo mundo, inclusive crianças. Arrisca no seu churrasco que é tiro e queda.

5 Dicas com Panceta

1 – Lenha de Aroeira ou de Eucalipto

Se você gosta de um churrasco, e um dos seus preparos vai ser a Panceta, eu recomendo usar a lenha de Aroeira ou de Eucalipto, se ainda não provou, você não tem noção do quanto que o sabor desse corte muda apenas usando uma dessas lenhas. É inacreditável, como ela fica mais saborosa e aromática.

Apenas tome cuidado com as labaredas de fogo, a lenha tem maior facilidade para criar grandes labaredas e a gordura aumenta a combustão, vai ser necessário virar a panceta e mudar ela de posição com mais frequência na grelha, fica pronto muito rápido.

lenha carne de porco

Outras lenhas também podem ser usadas, como a de macieira, laranjeira, carvalho, nozes e muitas outras desde que sejam frutíferas e que não soltem fumaças toxicas. Algumas madeiras que soltam resinas acabam gerando fumaça nocivas a saúde.

2 – Tomo Cuidado com a Acides na (Panceta Carne de Porco)

É muito comum usar limão para temperar carne de porco, porém quando for temperar a panceta procure usar a relação de 1 limão e meio para cada quilograma de carne. O motivo disso é que a carne de porco pega com mais facilidade a acidez do limão, vinagre e etc. E se você exceder a quantidade de acidez, fique ciente que vai afetar diretamente no sabor, a acidez vai se sobre sair entre os demais temperos e desequilibrar completamente sua receita. Lembrando que estou falando de um limão com boa quantidade de suco, sabemos que tem muito limão por ai que parece isopor.

carne de porco panceta fotos de carne para churrasco

Outro ponto é o tipo do limão a ser usado na receita, depois de alguns testes com a panceta premium que ensino no vídeo acima, cheguei a conclusão que o limão que mais combina é o Vinagre ou Cravo, o nome varia de acordo com a região. O Siciliano também oferece boa combinação, agora o Galego e Taití já não promovem o sabor marcante como os que já mencionei.

3 – Panceta com Agridoce

Muitos podem torcer a boca quando o assunto é misturar o salgado com o doce, mas é inacreditável como a panceta ou carne de porco em geral combinam com um toque adocicado. Se aventurar com geleias de goiaba, geleias adocicadas de pimenta ou amora, até mesmo o famoso molho barbecue que nada mais é que um molho adocicado, podem trazer excelentes experiências.

Outra combinação é usar mel e cachaça para marinar a panceta, você vai ter que provar pra crer.

panceta churrasco

Depois que grelhar, fritar ou assar no forno, use sobre a carne ainda quente, geleias de goiaba ou de pimenta que vão combinar muito bem, e ainda deixar muita gente de queixo caído. Vale lembrar que molhos artesanais são muito melhores que molhos industrializados.

Clique Aqui para compartilhar com seus amigos no Facebook

Clique Aqui para compartilhar com seus amigos no Twitter

Clique Aqui para compartilhar com seus amigos no Google+

4 – Panceta com Rub’s

Você sabe o que são Rub’s ou Dry Rub? São temperos secos muito comuns nos Estados Unidos e que são usados para temperar costelas e carnes de porco em geral.

Normalmente são combinações de pimentas de diversos tipos, ervas secas com sabores marcantes e açúcar mascavo. Percebeu como que o doce combinado com a carne de porco esta virando uma tendência?

Este tempero forma uma crosta caramelizada com aroma incrível na superfície da carne, só provando para entender como esse é uma das melhores formas de temperar panceta suína. Eu vou deixar um link logo abaixo explicando com mais detalhes os tipos de Rub’s e algumas receitas especiais.

Confere lá o artigo A Magia dos Rub’s(em construção)

Então após ver algumas de minhas receitas de Rub’s, utilize ele por toda a peça, deixe descansar por uma hora para depois preparar como quiser. Pode ser feito em fornos, churrasqueiras a bafo, smokers, ou na tradicional grelha.

Aproveita para conferir os artigos que avalio passo a passo varias churrasqueiras (Cliquei Aqui)

dry rub panceta

5 – Cuidado com o Couro da Panceta

O Couro do porco é delicioso quando a pururuca, mas muitos erros são comuns quando lidamos com essa forma de preparo. Se for fazer uma peça de panceta no forno e jogar óleo quente sobre o couro para pururucar, nunca fure o couro com o propósito de pegar mais tempero, o óleo vai penetrar pelos furos na carne e deixar o sabor mais pesado e indigesto.

Outro ponto é fazer peças inteiras de pancetas na churrasqueira, nunca comece grelhando pelo couro, deixe a peça em fogo brando(braseiro baixo) a 40cm da brasa cozinhando lentamente com o couro voltado para cima.

Quando a carne chegar na maciez e suculência desejada, vire a peça com o couro para baixo bem próximo do braseiro, em torno de 15cm até ficar dourado, muita das vezes o couro não chega a  pururucar em churrasqueiras, isso vai depender da temperatura e se estiver usando lenha ou carvão, em instantes o couro vai ficar crocante e delicioso. O mesmo vale para fazer leitoas inteiras no fogo de chão, direcione o interior do porco voltado para a brasa e depois vire para o lado do couro.

panceta carne de porco

E para finalizar, sabemos que o couro não absorve o sabor dos temperos como a carne, mas mesmo assim é imprescindível temperá-lo, isso ajuda a equilibrar os sabores. Sei que pode parecer simples, mas acredite tem pessoas que desconhecem isso.

Formas de Preparo

A panceta pode ser feita no forno, na grelha em postas ou em peça, frita no óleo quente com carne ou apenas utilizando o couro e para espetinho que também fica uma delicia. Inclusive muitos profissionais que vendem espetinhos não utilizam a panceta, pensando nisso que fiz um vídeo simples e rápido trazendo dicas bacanas que podem aumentar os lucros para quem trabalha nesta área, uma vez sabendo que abarriga de porco é uma das carnes mais baratas. Assista o vídeo abaixo para entender.

Uma técnica interessante é pegar uma peça de panceta, enrolar como um rocambole para assar em churrasqueiras de defumação, conhecidas como Smokers, que assam as carnes por longas horas apenas utilizando a fumaça.

AGORA É HORA DE DEIXAR TODO MUNDO COM ÁGUA NA BOCA!

Imagine ver a cara dos seus familiares implorando para saber o segredo das suas receitas! Já pensou todo mundo te elogiando por que suas receitas são diferentes?

Eu achei esse Livro Gratuito na internet que fala bastante coisas diferentes pra quem gosta de usar carnes nas receitas, e o legal que o livro não é só pra churrasqueiro não! Não é sempre que se acha conteúdo gratuito assim na internet. Difícil!! Cheguei até divulgar lá no meu canal do YouTube, achei bem caprichado o trabalho do pessoal!

Agora se você não é muito fã de usar carnes em suas receitas, nem perde seu tempo esse livro não é pra você!!

Esse livro não é de minha autoria, foi a esquipe Assadores quem fez!!

Resumo Final

Tendo em mente todo conteúdo deste artigo, fica claro como que uma carne tão barata pode trazer tantas possibilidades de preparo e ainda ser mais saborosa do que carnes que chegam a custar  cinco vezes mais caro.

Procure explorar o máximo desse corte, inove, reinvente, arrisque, é dessa forma que consegui alcançar resultados satisfatórios com algumas receitas que tenho orgulho em dizer que desenvolvi. Se você leu todo o artigo basta agora usar sua criatividade e por a mão na massa, ou melhor, na carne e deixar seus amigos boquiaberta.

Caso não tenha conhecido conheça o canal do Fiquei Sem Churrasco no YouTube que divido com os inscritos muitas receitas de impacto que acabam valorizando seu churrasco, vou deixar o link do canal mais abaixo.

Espero que essas dicas tenham utilidade para você, no mundo da gastronomia não existe a melhor receita e sim a que mais gostamos, independente de como for preparada, o importante é que seja feito com muita paixão.

CONTINUE LENDO

Confira nossas redes sociais:

Siga-nos no Facebook

Siga-nos também no YouTube e veja videos inéditos na internet sobre o universo do churrasco

Deixem seus comentários e compartilhem com seus amigos, isso motiva ainda mais a fazer esse trabalho por vocês.

FIQUEI SEM CHURRASCO fotos de carnes de churrasco

Mieri Store

Envie seu comentário