Ossobuco no Churrasco - A Carne de Segunda Que Pode Virar Tendência

Ossobuco no Churrasco – A Carne de Segunda Que Pode Virar Tendência

Ossobuco no Churrasco – A Carne de Segunda Que Pode Virar Tendência

Se você ainda não sabe o Ossobuco é um corte retirado do músculo bovino e considerado como carne de segunda. Eu só queria abrir um parenteses aqui dizendo que não existe carne de segunda e sim boi de segunda, pois animais bem tratados oferecem uma qualidade muito boa independente do corte.

Essa carne sempre foi tradicionalmente usada em panelas de pressão como a famosa Carne de Panela, e se você ainda não viu o artigo sobre as melhores opções de carnes de panela, dá uma conferida lá.

Confira o Artigo Carne de Panela (clique aqui)

Alem de carne de panela, esse corte também é usado para fazer carne moída e raramente assado no forno.

As aplicações para o Ossobuco, sempre foram mais limitadas, até mesmo por se tratar de uma carne mais rígida. Dessa forma neste artigo eu quero falar com mais detalhes sobre esse corte e provar que alem dos tradicionais preparos é possível fazer um magnifico churrasco.

Então acompanha o artigo na íntegra que vou dividir detalhes interessantes sobre esse corte que é tão pouco explorado, muito menos pelos churrasqueiros.

Conhecendo melhor o Ossobuco ou Músculo Bovino

O músculo é retirado das patas dianteiras e traseiras do animal, e sua rigidez ao paladar tem um motivo, são musculaturas muito solicitadas e sofrem esforço constante. É uma carne cartilaginosa e que contém tutano, e uma curiosidade sobre esse corte é que existem boatos que é excelente para aumentar o colágeno da pele humana. Tá aí mais um bom motivo para acrescentar ela no seu cardápio da semana.

ossobuco

Existe uma forte opinião de que carnes com osso são mais saborosas e tem um explicação para isso. O Ossobuco contém o osso e o tutano no meio do corte, e isso favorece bastante promovendo muito mais sabor e suculência.

O motivo disso é que o tutano é bem gorduroso e tem um sabor muito característico, quando aquecido acaba derretendo e banhando a carne, deixando ela muito mais saborosa.

músculo bovino

Outro ponto que favorece no sabor são os tecidos conjuntivos, as cartilagens, acreditem elas contribuem bastante. Existe uma grande discriminação por carnes que contém grandes quantidades de cartilagens que é o caso do Musculo, Shoulder, Capa de Filé e outros, pois não oferecem boa experiência se não forem adequadamente preparados. Afinal a ideia é comer um bom pedaço de carne e não mascar chicletes.

Confira os artigos tudo sobre Capa de Filé(em construção), tudo sobre Shoulder(em construção).

Só quero lembrar que o tutano só é encontrado nas partes ósseas dos animais. O T-Bone e a Bisteca Fiorentina também são carnes deliciosas e contém osso.

Confira o artigo que fala tudo sobre a Bisteca Fiorentina e T-Bone (clique aqui)

Posição das Fibras do Músculo Bovino

Quando for preparar esta carne é importante saber a posição das fibras dela, pois já é sabido que cortar a carne contra as fibras na hora de servir auxilia bastante na macies. Essa já é uma regrinha muito conhecida entre os grandes cozinheiros e seguir essa dica pode ajudar.

ossobuco no forno

Como pode ver acima é evidente a posição das fibras, então é simples, é só cortar no sentido contrário das fibras. Abaixo ilustro melhor.

posição fibras ossobuco

Custo Beneficio do Ossobuco

Se preparado adequadamente alem de tirar um proveito maravilhoso do sabor dessa carne, você também vai ficar muito satisfeito com o preço. Em média na data deste artigo o valor fica na casa dos R$13,oo/Kg e por um valor desse, apreciar uma deliciosa receita de ossobuco vale muito a pena.

Esse é um dos vídeos que fiz no canal do Fiquei Sem Churrasco do YouTube, nele simulo 3 formas diferentes de fazer Ossobuco na Churrasqueira.

Aproveita pra conhecer o canal do YouTube Clicando Aqui

Então como pode conferir pelo vídeo, é um pouco trabalhoso fazer Ossobuco na churrasqueira mais no final pode acreditar vale muito a pena.

Receita de Ossobuco na Churrasqueira

Eu tentei ser o mais objetivo no vídeo quanto a preparação do ossobuco na churrasqueira, mas quero reforçar as principais dicas.

Para fazer este corte você vai ter que se atentar aos seguintes pontos:

shank ossobuco

Optar por lenha ou Carvão. Lembrando que o carvão oferece apenas o gosto de defumado e a lenha alem do gosto de defumado acrescenta aroma e sabor a carne.

Ao usar 100% de lenha fique atento as labaredas, para levantar ou abaixar a grelha quando necessário durante a preparação.

A altura sempre deve ser acima de 40 cm da brasa, porém essa regrinha do Bassi não é exata, pois depende muito da quantidade de carvão ou lenha que esta na sua churrasqueira. Então use o bom senso e as mãos para avaliar o calor.

Utilize as mãos na altura da carne sobre a brasa  e ela deve ficar em torno de 15 segundos, essa é uma boa forma de medir a temperatura adequada.

Utilize sempre o papel alumínio para reter calar e segurar os sucos da carne.

Retirar a carne em menos de 4 horas de cozimento para servir, não é recomendado.

Como chegar ao ponto ideal você já ficou sabendo, agora quanto ao tempero fica de acordo com a sua criatividade. Então combinar acidez, doce, picância, aromas e salgado, pode trazer uma explosão de sabor. Fica a dica.

seasoned-beef-shank

Como é conhecido o Músculo Bovino ou Ossobuco em outros países

A denominação Ossobuco é apenas utilizada na América do Sul, pois em outros países o corte recebe nomes bem diferentes. Uma curiosidade é que Ossobuco tem origem Italiana e essa nomenclatura foi mais disseminada aqui na América Latina.

🇺🇸 Estados Unidos – SHANK BEEF

🇨🇵 França – JARRET BOEUFE

🇩🇪 Alemãnha – Suppenfleisch Rinderbeinscheibe

🇦🇷Argentina – OSSOBUCO

🇺🇾Uruguai – OSSOBUCO

Resumo

Em geral o Ossobuco ou Músculo bovino são usados em panela de pressão, carne moída, assados no forno e agora você já sabe como preparar em churrasqueiras. É uma carne muito barata e extremamente saborosa, desde que preparada corretamente, pois a condição que esse corte oferece é muito fácil perder a mão.

JARRET BOEFE

AGORA É HORA DE DEIXAR TODO MUNDO COM ÁGUA NA BOCA!

Imagine ver a cara dos seus familiares implorando para saber o segredo das suas receitas! Já pensou todo mundo te elogiando por que suas receitas são diferentes?

Eu achei esse Livro Gratuito na internet que fala bastante coisas diferentes pra quem gosta de usar carnes nas receitas, e o legal que o livro não é só pra churrasqueiro não! Não é sempre que se acha conteúdo gratuito assim na internet. Difícil!! Cheguei até divulgar lá no meu canal do YouTube, achei bem caprichado o trabalho do pessoal!

Agora se você não é muito fã de usar carnes em suas receitas, nem perde seu tempo esse livro não é pra você!!

Esse livro não é de minha autoria, foi a esquipe Assadores quem fez!!

CONTINUE LENDO

Confira nossas redes sociais:

Siga-nos no Facebook

Siga-nos também no YouTube e veja videos inéditos na internet sobre o universo do churrasco

Deixem seus comentários e compartilhem com seus amigos, isso motiva ainda mais a fazer esse trabalho por vocês.

FIQUEI SEM CHURRASCO fotos de carnes de churrasco

Mieri Store

Envie seu comentário