Maminha na Churrasqueira ou Assada - Características da Maminha

Tudo O Que Você Realmente Precisa Saber Sobre a Maminha

Tudo O Que Você Realmente Precisa Saber Sobre a Maminha

A Maminha um corte muito conhecido mais pouco explorado pela grande maioria. A única coisa que se vê nas mídias é a maminha na churrasqueira sem nenhuma novidade, falta algo mais inovador, diferente, é sempre o básico, e é por isso que reforço que esse corte realmente é pouco explorado.

Aqui no FIQUEI SEM CHURRASCO você vai conhecer tudo sobre as características da maminha, essa carne que é popularmente conhecida em todo país.

Hoje sabemos o quanto é difícil encontrar conteúdos realmente relevantes sobre esse corte.  Dessa forma perdemos horas e horas procurando na internet. Assim quero facilitar, unindo tudo em um único lugar, trazendo detalhes de receitas simplesmente inovadoras e deliciosas, dicas, mitos e verdades, e também a parte técnica para te ajudar!!

E quanto ao preço?

Esse é um corte com custo intermediário, que varia de um estado para o outro, sendo assim é mais acessível pra grande parte dos apaixonados por carne. E isso acaba proporcionando um excelente custo benefício. Lembrando que estou me referindo a raças bovinas tradicionais do açougue ou do mercado, e não Waguiu, Hereford(raças taurinas). Veja os artigos sobre Wagyu e Hereford(em construção).

Vai viajar pra fora do Brasil?

Pensando em te ajudar, eu listei os nomes conhecidos em alguns países, caso algum dia você os visite, e der aquela vontade de comer uma deliciosa Maminha.

Então se algum dia for para algum desses lugares, já sabe como não ficar na mão!!

🇺🇸 Estados Unidos – TRIP TIP BEEF

🇨🇵 França – AIGUILLETE BARONE

🇩🇪 Alemãnha – SCHWANZSTÜCK der HUEFTE

🇦🇷Argentina – COLITA DE QUADRIL

🇺🇾Uruguai – COLITA DE QUADRIL

Maminha Corte

Muitos ainda se perguntam, a Maminha onde Fica?

Cada animal contem 2 peças de MAMINHAS, uma do lado esquerdo e outra do lado direito. Ela fica localizada na parte frontal da coxa “traseira” do animal, caso não saiba, é na parte traseira que são retirados os cortes mais nobres e popularmente usados em churrasco. Os cortes do dianteiro são carnes preferidas para usar no dia a dia, pelo baixo custo.

Maminha de Alcatra, essa é a nomenclatura mais conhecida entre os açougueiros. Ela fica localizada no quadrante superior da coxa traseira do animal, e são separadas por uma membrana.

Uma dica bacana se estiver pensando em economizar, é pedir no açougue a alcatra inteira com a maminha (com ou sem Picanha).  Isso reduz em alguns casos de 30 a 50% do valor final da peça. Caso decida comprar a MAMINHA aderida na alcatra, siga as instruções de separação do corte conforme ilustração. O vídeo abaixo também mostra a MAMINHA sendo retirada da peça de Alcatra .

Sugiro que leia o artigo aqui do Blog que fala com detalhes sobre a Alcatra (Clique Aqui)

Posição das Fibras – Como Cortar Maminha

A Maminha é um dos poucos cortes que é possível encontrar mais de um sentido na posição das fibras, então é necessário muito cuidado de como cortar maminha para churrasco. Esse conceito também é válido para outras formas de preparo, como assados e fritos.

Sabemos hoje que cortar contra a fibra auxilia sutilmente na maciez da carne, garantindo mais ainda seu churrasco ou qualquer outro preparo. Você não quer ter todo trabalho de acender a churrasqueira, pra depois comer uma carne que não fica boa não é?

maminha na churrasqueira

Sentido das fibras da maminha

carte da maminha

Sentido do corte da faca

Veja que a peça contém 3 sentidos das fibras. Por isso é muito comum alguém que já comeu MAMINHA perceber que em alguma parte dela não estava tão macia. Isso por que provavelmente em algum ponto da carne não foi cortado necessariamente contra a fibra. Então agora quando for preparar uma deliciosa MAMINHA saiba que tem que tomar muito cuidado na hora de fatiar a peça.

APONEUROSE OU APONEVROSE??

Um outro ponto importantíssimo é a necessidade de retirar as APONEUROSES ou APONEVROSES, que são aquelas membranas que ficam na superfície da Maminha.

Confira o artigo sobre APONEVROSES(em construção).

Essa membrana compromete diretamente na macies e pode até deixar a carne dura. Isso acontece por que as APONEUROSES durante a cocção não apresentam o mesmo comportamento que o da carne, por vez tencionando as fibras da MAMINHA. Afinal quem gosta de mastigar nervos como se fossem chicletes(rsrsrs).

maminha onde fica

SEM APONEVROSES (LIMPA)

como cortar uma maminha

COM APONEVROSES

Lembrando que em alguns cortes não são recomendados a retirada da APONEUROSE.  Elas ficam localizadas entre as fibras da carne ou abaixo da gordura, que é o caso da Picanha. Mais fique tranquilo, todas as informações sobre cortes Bovinos você encontra aqui no FIQUEI SEM CHURRASCO.

Confira o artigo Picanha a Rainha do Churrasco(em construção)

Sabor e Suculência

Mais um ponto que auxilia no sabor e suculência da carne é o concentração de gordura encontrada na peça. Isso é dado pelo marmoreio ou pela capa de gordura na superfície da MAMINHA.

Confira o artigo Marmoreio o Responsável pelo Sabor e Suculência da Carne(Clique Aqui)

O que acontece é que a gordura entremeada ou a gordura que envolve a peça acaba derretendo durante a cocção. O resultado é uma carne mais úmida, e com sabor intenso e muito mais suculento.

maminha na manteiga churrasco

Portanto a Maminha sem gordura é a mesma coisa que comer pão francês sem manteiga , seco e sem sabor.

Maminha Assada Na Churrasqueira

Além de assada na churrasqueira essa carne vai muito bem para outras aplicações como, grelhadas inteiras ou em postas na churrasqueira, cubos no espeto, para ensopados, como carne de panela, bifes acebolados, medalhões, bifes finos para churrasco grego e combina muito bem com uma deliciosa cerveja.

Confira o artigo aqui do Blog que fala com detalhes sobre o curioso Churrasco Grego(Clique Aqui)

Fazendo apenas um adendo, tome cuidado com a combinação que vai fazer com as cervejas, cada prato especifico combina com uma determinada bebida. Se quiser saber mais como harmonizar sua cerveja com seus pratos veja o link abaixo.

Confira o artigo Cervejas Ideais para seu Churrasco(Cliquei Aqui).

AGORA É HORA DE DEIXAR TODO MUNDO COM ÁGUA NA BOCA!

Imagine ver a cara dos seus familiares implorando para saber o segredo das suas receitas! Já pensou todo mundo te elogiando por que suas receitas são diferentes?

Eu achei esse Livro Gratuito na internet que fala bastante coisas diferentes pra quem gosta de usar carnes nas receitas, e o legal que o livro não é só pra churrasqueiro não! Não é sempre que se acha conteúdo gratuito assim na internet. Difícil!! Cheguei até divulgar lá no meu canal do YouTube, achei bem caprichado o trabalho do pessoal!

Agora se você não é muito fã de usar carnes em suas receitas, nem perde seu tempo esse livro não é pra você!!

Esse livro não é de minha autoria, foi a esquipe Assadores quem fez!!

CONTINUE LENDO

Bife Ancho ou Contra Filé?

Alcatra na Grelha – Características e Curiosidades

Linguiça o Inseparável Aperitivo do Churrasco

Tudo Sobre Churrasqueiras Passo a Passo

A Cerveja Certa Para Seu Churrasco

Marmoreio o Responsável Pelo Sabor e Suculência

Confira nossas redes sociais:

Siga-nos no Facebook

Siga-nos também no YouTube e veja videos inéditos na internet sobre o universo do churrasco

Deixem seus comentários e compartilhem com seus amigos, isso motiva ainda mais a fazer esse trabalho por vocês.

FIQUEI SEM CHURRASCO fotos de carnes de churrasco

Envie seu comentário