8 Tipos de Linguiças - O Inseparável Aperitivo do Churrasco - Fiquei Sem Churrasco

8 Tipos de Linguiças – O Inseparável Aperitivo do Churrasco

8 Tipos de Linguiças – O Inseparável Aperitivo do Churrasco

Até aonde a engenhosidade do homem pode chegar? Fazer alquimias com temperos e transformar carnes em um delicioso embutido, foi um dos feitos que marcou a história do churrasco. Estou falando de um aperitivo que é indispensável na casa de qualquer pessoa, a famosa linguiça.

É difícil alguém que não goste de apreciar uma deliciosa linguiça no churrasco com amigos e familiares. Se você conhece alguém que não goste, possivelmente é por que ainda não provou um verdadeiro embutido de qualidade ou teve experiencias ruins com a forma com que foi preparado.

receita linguiça artesanal

Exitem uma infinidades de sabores e tipos de linguiças encontradas mundo a fora. Os Alemães são especialistas nesse assunto, adoram harmonizar linguiças com deliciosas cervejas, e fazem combinações perfeitas. Você sabia que ao combinar uma determinada carne com a cerveja certa a sua experiência pode ser ainda melhor? Eu vou deixar um link abaixo para que possa entender o que estou falando, é só clicar logo abaixo.

Confira o artigo Cervejas e Suas Combinações e entenda mais sobre esse assunto(clique aqui).

como fazer linguiça artesanal

Neste artigo vou te apresentar alguns tipos de linguiças mais conhecidas no mundo e te alertar sobre algumas confusões que muitas pessoas estão fazendo com esses deliciosos embutidos.

Dicas de Preparo com Linguiças

É muito fácil criar uma infinidade de receitas com linguiças, a criatividade que é o limite para isso. Existem preparos que levam linguiças ao forno, grelhadas em churrasqueiras, refogadas com legumes, no tacho com alho, desmanchadas e combinadas com macarrão, tem até aquelas que são consumidas crú.

Independente da forma preparada é um dos itens mais baratos e facilmente encontrados no mercado.

O Choripan ou Choripão é um sucesso na casa dos hermanos, é uma receita muito famosa na argentina, fácil de fazer e agrada todo mundo, principalmente crianças.

Confira o artigo Receita Perfeita do Choripan Argentino(em construção) e o vídeo abaixo também ensina como fazer essa maravilhosa receita.

choripan argentino

Produção de Linguiças

Para produzi-las, é preciso ter em mãos as tripas, emulsificante, sal de curacarne temperos. Entretanto, no caso da produção industrial, a tripa usada é artificial, podendo ser de colágeno reconstituído, celulose (tripa de hidrato de celulose e tripas fibrosas de hidrato de celulose) ou sintéticas (poliamida, poliéster e cloreto de polivinilideno).

Mas sabemos que a grande maiorias das pessoas estão optando por comidas mais orgânicas e menos industriais. Então a procura por linguiças frescas e artesanais está cada vez maior. E tem até os que gostam de fazer suas próprias linguiças.

Quando pergunto as pessoas qual a preferencia delas a respostas na maioria das vezes é a linguiça artesanal. E não tem por menos, pois sabemos que são linguiças que não levam aditivos industrializados e são compostas de temperos frescos e naturais. Eu fiz um artigo que dá mais detalhes sobre como fazer linguiças, se esse assunto é do seu interesse recomento fortemente que leia ele, clique no link abaixo.

Confira o artigo aqui do blog sobre Como Fazer Linguiça Artesanal(CLIQUE AQUI).

Tipos de Linguiças

A quantidade de tipos de linguiças é tão grande que seria necessário páginas e páginas para mencioná-las aqui, então vou apresentar as principais e mais famosas linguiças conhecidas por todo o mundo. É preciso dizer que não vou levar em consideração se as linguiças são industrializadas ou caseiras.

1 – Linguiças Recheadas

Independente de qual a carne usada como ingrediente principal, a opção de linguiças recheadas mais populares são as de queijos, pimentas aromáticas, rúcula, ervas, alho, tomate seco. É muito grande as opções disponíveis, a criatividade é o limite.

Sabemos que gosto não se discuti, mas como essa onda de produzir suas próprias linguiças em casa está cada vez mais comum, as pessoas estão fazendo combinações bem diferentes das que já estamos acostumados.

Algumas são até combinações com dry rub’s e gorduras do tutano, retirado do osso bovino. Mas todo cuidado é pouco, pois algumas criações acabam que não combinando muito bem, podendo até impressionar na teoria só que na prática ficam horríveis.

O artigo Como Produzir Linguiça Artesanal mostra com detalhes essa experiência. Se você ainda não sabe o que é Dry Rub, são temperos secos muito usados nos Estados Unidos para temperar costelinhas suínas, peito bovino e frango.

Confira o artigo aqui do blog que fala tudo sobre Dry Rub(em construção)

linguiça pimenta biquinho

2 – Linguiças Mistas

As linguiças mistas são combinações entre dois ou mais tipos de carnes. Um exemplo são as de porco com carnes bovinas ou com frango. Tem também combinações que não são muito conhecidas mas que são feitas por pessoas bem criativas e que acabam arriscando.

Um exemplo para isso é o caso da combinação de frango com peixes. Uma coisa é certo, são muito deliciosas e provam que a culinária é um mundo cheio de opções e diversidades.

Essas linguiças são menos comuns e tem um preço pouco mais elevado dos que as tradicionais.

3 – Linguiças tipo Calabresa

Você sabia que o nome Linguiça Calabresa é dado simplesmente em função da pimenta? Isso mesmo, esse nome não foi dado por alguma técnica ou tipo de carne diferente, apenas por que o principal ingrediente é a pimenta calabresa.

Se você já tinha esse conhecimento fique sabendo que a maioria das pessoas nem tem ideia que é esse o motivo, inclusive industrias alimentícias que produzem linguiças tipo calabresa, mais abaixo você vai entender isso.

Agora se isso é novidade, você deve estar se perguntando, nunca encontrei nenhuma pimenta nas linguiças que provei! Pois bem, deveriam ter, por isso as que encontramos se chamam linguiça do “TIPO” calabresa.

Aquela popular linguiça calabresa que compramos pra fazer nossa deliciosa feijoada, passa por um processo de secagem e cozimento, a defumação é opcional e na maioria das vezes não levam essa pimenta. Os ingredientes variam conforme o fabricante, mas muitas das vezes são compostas por carne, gordura de porco, carne de frango, soja, aroma de fumaça e condimentos.

Ao contrario da verdadeira linguiça calabresa, que é produzida com temperos naturais, carne suína e devidamente a pimenta calabresa, simples assim. Então quando estiver procurando uma verdadeira linguiça calabresa, no mínimo deve conter o principal ingrediente que caracterizou o nome desse embutido. Ela pode ser encontrada da forma fresca, seca ou defumada.

linguiça calabresa

Verdadeira Linguiça calabresa

linguiça Tipo Calabresa

Linguiça Tipo Calabresa (Usada para porções e feijoadas)

4 – Linguiças com outras proteínas

Por questões religiosas, restrições a carnes de porco ou simplesmente para criar uma pegada diferente, as linguiças começaram a serem produzidas com carnes de outros animais. As mais conhecidos são as linguiças de frango, cordeiro, peixes e carne de jacaré.

Tem as que são feitas para os vegetarianos constituída por proteína de soja, ervilhas e alguns vegetais específicos. Embutidos com carnes mais exóticas como a do jacaré são mais difíceis de encontrar. O processo de produção é o mesmo variando entre temperos, defumações e cozimentos.

linguiça caseira

linguiça fresca

5 – Linguiças de Sangue

Discriminada por muita gente as linguiças feitas a base de sangue suíno são muito apreciadas na Espanha, Portugal, Argentina e alguns estados brasileiros. Normalmente é conhecida como Chouriço aqui no país mas recebe os nomes de Morcela, Morcilla, Bascas ou Butifarra em outros países.

O processo consiste em retirar o sangue fresco do animal recém abatido, adicionar gordura, temperos, sal e ensacar. Passa por uma breve cozimento antes da comercialização. Essas linguiças podem ser encontradas recheadas com nozes, uvas passas, em alguns casos são produzidas mais adocicadas. Tá aí uma dica valiosa para você fazer um churrasco diferente e saboroso.

Na argentina é comum usar dessas linguiças a base de sangue nos churrascos, são necessários alguns cuidados específicos por que são mais sensíveis e podem estoura enquanto são grelhadas.

morcilla

morcilla grelhada

6 – Linguiças de Carne Bovina

As linguiças com carnes vermelhas não tem a popularidade como as de carne de porco, mas muita gente conhece. A Cuiabana é um exemplo dessas linguiças. Feita de carne bovina, leite, queijos, temperos e especiarias ficou muito famosa no Brasil. Além de saborosa pode ser preparada na churrasqueira, frita e no forno, porém tem os que dizem que a Cuiabana fica mais dura por causa da mistura de carne vermelha com leite. Isso eu não pude comprovar, se já passou por isso deixe seu comentário no final dá página.

linguiça cuiabana

7 – Linguiças Alemãs

Ao contrário do café da manhã do brasileiro os Alemães tem o hábito de comer linguiça/salsicha branca conhecida como Weisswurst acompanhado de cerveja. Essa é uma tradição muito comum na Bavaria. A Linguiça/salsicha é feita a base de gordura suína, carne de vitela e ervas. Curioso não é? Agora resta saber se é boa!

linguiça receita caseira churrasco

Outra opção bem curiosa é a Linguiça do Caçador conhecida como Landjäger, esse nome é dado por que foi um alimento muito usado por caçadores e soldados em suas longas caminhas, e por ser tratar de um embutido que não estraga com facilidade. É uma linguiça que passa por processo de defumação e secagem. Muito parecido com o salame.

como fazer linguiça

Espero que tenha gostado volte sempre ao site por que muitas curiosidades e novidades você encontra aqui no Fiquei Sem Churrasco.

AGORA É HORA DE DEIXAR TODO MUNDO COM ÁGUA NA BOCA!

Imagine ver a cara dos seus familiares implorando para saber o segredo das suas receitas! Já pensou todo mundo te elogiando por que suas receitas são diferentes?

Eu achei esse Livro Gratuito na internet que fala bastante coisas diferentes pra quem gosta de usar carnes nas receitas, e o legal que o livro não é só pra churrasqueiro não! Não é sempre que se acha conteúdo gratuito assim na internet. Difícil!! Cheguei até divulgar lá no meu canal do YouTube, achei bem caprichado o trabalho do pessoal!

Agora se você não é muito fã de usar carnes em suas receitas, nem perde seu tempo esse livro não é pra você!!

Esse livro não é de minha autoria, foi a esquipe Assadores quem fez!!

CONTINUE LENDO

Como Produzir Linguiça Artesanal

Como Produzir Cervejas Artesanais

Alcatra na Grelha – Características e Curiosidades

Tudo Sobre Churrasqueiras Passo a Passo

Copo Ideal Para Cervejas Especiais

Como Harmonizar Cervejas

Dry Rub’s (em construção)

Receita do Choripan Argentino(em construção)

Confira nossas redes sociais:

Siga-nos no Facebook

Confira o canal do YouTube e veja videos inéditos na internet sobre o universo da carne e do churrasco

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos, isso motiva ainda mais a fazer esse trabalho.

FIQUEI SEM CHURRASCO fotos de carnes de churrasco

Envie seu comentário