Qual a melhor Churrasqueira - Tudo Sobre Churrasqueira a Bafo

Churrasqueira a Bafo e suas Características – Qual a Melhor Churrasqueira

Hoje é muito difícil encontrar informações realmente relevantes sobre churrasqueiras na internet, e não podia ser diferente com a churrasqueira a bafo. Se você estiver decidido em saber mais a respeito, será necessário muita pesquisa e ainda conseguir pouca informação.

Afinal o que mais encontramos são apenas sites que apenas querem vender e que não deixam as informações claras para os consumidores, informações essas que podem ser determinantes para decisão final na escolha da churrasqueira.

Quero iniciar uma série aqui no Blog que aborda assuntos sobre as mais variadas churrasqueiras, isso para ajudar o leitor do FIQUEI SEM CHURRASCO. Levantar pontos técnicos, detalhes que não são mencionados e tudo de forma muito simples.

Dessa forma vou começar essa discussão iniciando pela famosa Churrasqueira a Bafo, que pode ser encontrada facilmente em diversos pontos de venda. E nesse artigo quero esclarecer todas as duvidas e esclarecer se vale ou não a pena ter uma Churrasqueira a Bafo.

É importante reforçar que o intuito desse artigo não é em dizer qual a melhor churrasqueira, e sim apresentar suas principais funções e características.

Essa churrasqueira como o próprio nome diz, abafa os alimentos que estão sendo preparados, fazendo com que eles fiquem em temperaturas moderadas por longas horas.

Normalmente as carnes que são feitas nessas churrasqueiras são cozidas apenas pelo calor interno, ou seja, sem labaredas. Ela apresenta dupla função que é grelhar ou cozinhar. Não é necessário utilizar muito carvão devido a falta de exposição ao ar. Isso quer dizer que não é preciso grandes quantidades de lenha ou carvão para cozinhar uma deliciosa costela, que leva horas para ficar pronta. Isso só acontece pela baixa exposição das brasas em contato com o ar.

Mas é importante ressaltar que a churrasqueira a bafo precisa de entrada de ar, que são aquelas pequenas chaminés que ficam no topo ou ao lado da churrasqueira dependendo do modelo.

churrasqueira a bafo

Churrasqueira a Bafo Como Usar

Com alguns cuidados é possível fazer maravilhas com carnes que são consideradas de segunda e que não são tão macias.

Carnes bovinas como músculo, peito, costela, lagarto e cupim que normalmente são feitas em panelas de pressão, quando preparadas nessas churrasqueira acabam desmanchando na boca.

Esse efeito de cosimento é dado pela tampa que isola a saída de calor e equilibra a temperatura interna, sem que queime o seu churrasco.

A chaminé que é a regulagem de entrada de ar, aumenta ou diminui a temperatura interna. Quanto mais aberto a saída de fumaça, maior a temperatura e a possibilidade de criar labaredas e  quanto mais fechado menor a temperatura, correndo até o risco de apagar as brasas.

É muito importante tomar cuidado com a regulagem de entrada de ar, se esquecer totalmente aberta e a tampa principal fechada, provavelmente você não vai gostar do resultado. É triste depois de muitas horas ter que comer miojo por que você descobriu que aquele delicioso cupim torrou na churrasqueira, apenas por ter esquecido o respiro aberto por completo.

Então sempre fique de olho na abertura do respiro. Nunca deixe completamente aberto ou fechado. Esse problema com labaredas também está relacionado com o mau dimensionado do respiros, pois em alguns casos as medidas são maiores do que necessário. Isso favorece uma entrada de ar acima do necessário dando mais combustão ao carvão.

churrasqueira carvão bafo

Disponibilidade

Essas churrasqueiras são facilmente encontradas em açougues, mercados, depósitos de construção, supermercados e pela internet. O preço varia de acordo com a melhor churrasqueira a bafo, mas em media custam R$300,00. Isso para aquelas que são para uso domésticos e não para fins profissionais.

É importante salientar que não estou falando de churrasqueiras de defumação, que é aquela famosa Churrasqueira Pit Somker 300, que tem mecanismos diferentes e proporciona resultados diferentes.

Confira o artigo que falo aqui no Blog sobre Smoked Pit (em construção).

Viabilidade

Pontos Fortes

Necessário poucas quantidades de Carvão ou Lenha e que duram horas, desde que fique atento ao respiro.

As carnes ficam extremamente macias.

Faz pouca fumaça desde que o propósito seja para o cozimento e não para grelhar.

Tem dupla função, para grelhar ou cozinhar.

As que são feitas em Aço Inox tem maior durabilidade, pois é um material que não sofre como o Aço Carbono na hora do resfriamento.

As de uso doméstico tem fácil manuseio para locomoção.

Pontos Fracos

Tem o custo um pouco elevado, acima das churrasqueiras tradicionais.

Necessita de cuidados constantes para manter a temperatura controlada.

A carne pode ser queimada se o respiro for mal dimensionado ou ficar totalmente aberto, no caso de cozimento.

Só pode ser usado em áreas abertas.

A limpeza e um pouco desconfortável.

churrasqueira bafo

A Churrasqueiras a Bafo não são ideais para pessoas que moram em apartamentos. Agora se for o seu caso, eu aconselho as churrasqueiras Elétricas, Table Grill(churrasqueiras de bancada)ou Por indução ao calor do carvão.

Confira o artigo Table Grill – Uma Churrasqueira a Carvão Que Não Faz Fumaça(Cliquei Aqui)

Logo serão lançadas churrasqueiras especiais originalmente criadas pela equipe do Fiquei Sem Churrasco, um trabalho pioneiro que vai te ajudar a impressionar qualquer visita que receber quando for fazer seu churrasco. Vai ser incrível ver a reação do seu amigo a hora que ver aquela churrasqueira totalmente diferente do que é encontrado no mercado.

Então se você busca algo novo e novas tendencias acompanhe o blog e fique por dentro, em breve faremos os lançamentos das Churrasqueiras Especiais que serão um marco no mercado de churrasqueiras.

Conclusão

Em resumo é uma excelente churrasqueira que pode ser usada até na preparação de pizzas e uma infinidade de alimentos. Os pontos fracos não são fatores que realmente pesam na hora da escolha. E economizar dinheiro vai ser consequência, pois não será mais necessário pagar muito mais caro para ter carnes macias.

Se estava na dúvida espero que as informações sejam úteis para te ajudar na hora da escolha. Agora é só fazer aquela deliciosa costela no bafo que todo mundo adora e escolher uma deliciosa cerveja que mais combine.

Confira o artigo A Cerveja Certa para seu Churrasco

Confira a Receita Especial de Costela no Bafo(em construção)

costela no bafo

AGORA É HORA DE DEIXAR TODO MUNDO COM ÁGUA NA BOCA!

Imagine ver a cara dos seus familiares implorando para saber o segredo das suas receitas! Já pensou todo mundo te elogiando por que suas receitas são diferentes?

Eu achei esse Livro Gratuito na internet que fala bastante coisas diferentes pra quem gosta de usar carnes nas receitas, e o legal que o livro não é só pra churrasqueiro não! Não é sempre que se acha conteúdo gratuito assim na internet. Difícil!! Cheguei até divulgar lá no meu canal do YouTube, achei bem caprichado o trabalho do pessoal!

Agora se você não é muito fã de usar carnes em suas receitas, nem perde seu tempo esse livro não é pra você!!

Esse livro não é de minha autoria, foi a esquipe Assadores quem fez!!

CONTINUE LENDO

Bife de Chorizo ou Contra Filé?

Alcatra na Grelha – Características e Curiosidades

Linguiça o Inseparável Aperitivo do Churrasco

Tudo Sobre Churrasqueiras Passo a Passo

Maminha – Tudo o Que Você Realmente Precisa Saber

A Cerveja Certa Para Seu Churrasco

Aprenda Você Mesmo a Criar Seu Negócio Pela Internet (em construção)

Assado de Tira (em construção)

Aponevroses (em construção)

Confira nossas redes sociais:

Siga-nos no Facebook

Siga-nos também no YouTube e veja videos inéditos na internet sobre o universo do churrasco

Deixem seus comentários e compartilhem com seus amigos, isso motiva ainda mais a fazer esse trabalho por vocês.

FIQUEI SEM CHURRASCO fotos de carnes de churrasco

Mieri Store

Envie seu comentário