Entenda por que o Churrasco pode causar Diabetes - Veja algumas dicas e cuidados importantes - Evite essa doença a partir de agora

Entenda por que o Churrasco pode causar Diabetes – Veja algumas dicas e cuidados importantes

Entenda por que o Churrasco pode causar Diabetes – Veja algumas dicas e cuidados importantes

Antes de começar a explicar esse assunto que vai gerar muita polêmica entre os amantes de churrasco, será necessário que entendam o mecanismo de ação que gera esse fenômeno no corpo. Fenômeno esse que infelizmente traz uma serie de complicações como a diabetes e outros doenças a médio e longo prazo.

Pode parecer um assunto um pouco chato, mas pode ajudar muitas pessoas que necessitam de mais cuidados com a saúde. Se você adora um churrasco e também se preocupa com a saúde, continue lendo este artigo e tire suas conclusões.

Quebrando velhos hábitos

Na década de 80 a Margarina foi classificada como a melhor opção para substituir a Manteiga, e tempos depois descobriram o quanto ela podia ser maléfica a saúde. O conceito deste artigo é fazer o mesmo. Quebrar alguns conhecimentos que estão sendo compartilhados de maneira errada ou de forma omissa.

Mas calma esse não é o fim do seu churrasco, alguns cuidados podem evitar o desencadeamento da Diabetes por exemplo. O Fiquei Sem Churrasco é defensor leal da legião dos churrasqueiros, que é uma paixão incondicional.

Então levem esse artigo como um conhecimento e reflexão, as práticas do churrasco estão enraizadas e jamais deixarão de fazer parte das nossas vidas.

Quebrar velhos hábitos não significa abrir mão definitivamente daquilo que gostamos, e sim mudar um pouco a rotina tradicional.

Quero reforçar que as informações a seguir são embasadas em estudos científicos comprovados, e não seria dividido com vocês se não fosse de real credibilidade.

Entendendo esse mecanismo

A grande maioria das pessoas nunca imaginou que comer Churrasco poderia desencadear a Diabetes. Falando um pouco sobre nutrição, sabemos que o excesso de açúcar é o principal causador dessa doença.

Quando temos um excesso de açúcar no sangue acontece uma reação chamada Glicação, e você vai entender que esse é o nome dado ao principal protagonista desse artigo.

A Glicação Avançada gera uma serie de respostas ao organismo que deixa o corpo em um estado mais oxidativo, inflamado e causa resistência insulínica. Resultado disso, obesidade, diabetes, envelhecimento precoce e muitos outros problemas.

A soma de Proteína + Açúcar + Calor resulta em glicação, e isso acontece dentro do nosso corpo. Mas também podemos ingerir um alimento já glicado, ou seja, podemos consumir nosso próprio veneno.

E o que isso tem a ver com o churrasco?

Quando grelhamos a carne na churrasqueira, selamos ou fritamos  até formar aquele queimadinho caramelizado que gostamos, acontece a chamada Reação de Maillard. Confira o artigo que fala Tudo sobre reação de Maillard(em construção).

Essa reação de Maillard é aquela famosa caramelização sem adição de açúcar ou aquela crostinha que fica na superfície da carne. Essa crosta que fica na superfície acaba agregando muito mais sabor, cor e cheiro específicos aos alimentos.

Isso virou a moda do momento entre os grandes cozinheiros e churrasqueiros, que defendem que para ter muito mais sabor é necessário que a carne seja selada.

carne selada maillard

A apreciada crosta da superfície da carne a Reação de Maillard, e uma combinação de Proteína + Açúcar + Calor. Percebe onde estamos chegando?

Essa caramelização que fica na carne e um resultado de Glicação, e quanto mais tostada ela for mais glicada ela fica. É uma alimento sem valor nutricional nenhum e traz serias consequências. Confira o artigo que fala sobre O Gosto das Mulheres por Carne Bem Passada.

Então se consumir com frequência carnes muito caramelizadas ou mais bem passadas, independente de como forem preparadas, fritas ou grelhadas, saibam que estão ingerindo uma substancia maléfica a sua saúde.

Ao persistirem com esse hábito, com o passar do tempo muito provavelmente você vai correr os riscos que citei acima.

Uma das principais consequência disso e a Diabetes do Tipo 2.

Como continuar comendo meu churrasco?

O churrasco não é o vilão mas alguns cuidados podem ajudar. Fazer carnes mal passadas é uma boa opção para evitar e perca de nutrientes do alimento. Evite comer carnes seladas , muito douradas ou bem passadas constantemente nos churrasco, dê um intervalo de descanso para seu organismo. Intercale carnes seladas e bem passadas com carnes cozidas ou ao ponto menos sem a crosta de caramelização.

É quase impossível esperar que um apaixonado por churrasco evite de comer carnes seladas a todo momento. Mais seguir a dica de administrar o consumo, intercalando as opções citadas acima, pode melhorar muito sua qualidade de vida.

Resumindo, mudar a rotina do consumo com carnes que sofreram a Reação de Maillard, vai reduzir drasticamente os danos a sua saúde, e isso pode ser feito sem deixar de comer seu delicioso churrasquinho do final de semana.

AGORA É HORA DE DEIXAR TODO MUNDO COM ÁGUA NA BOCA!

Imagine ver a cara dos seus familiares implorando para saber o segredo das suas receitas! Já pensou todo mundo te elogiando por que suas receitas são diferentes?

Eu achei esse Livro Gratuito na internet que fala bastante coisas diferentes pra quem gosta de usar carnes nas receitas, e o legal que o livro não é só pra churrasqueiro não! Não é sempre que se acha conteúdo gratuito assim na internet. Difícil!! Cheguei até divulgar lá no meu canal do YouTube, achei bem caprichado o trabalho do pessoal!

Agora se você não é muito fã de usar carnes em suas receitas, nem perde seu tempo esse livro não é pra você!!

Esse livro não é de minha autoria, foi a esquipe Assadores quem fez!!

CONTINUE LENDO

Bife Ancho ou Contra Filé?

Alcatra na Grelha – Características e Curiosidades

Linguiça o Inseparável Aperitivo do Churrasco

Tudo Sobre Churrasqueiras Passo a Passo

O Gosto das Mulheres Por Carne Bem Passada

A Cerveja Certa Para Seu Churrasco

Reação de Maillard (em construção),

Tudo sobre Boutique de Carnes(em construção)

Confira nossas redes sociais:

Siga-nos no Facebook

Siga-nos também no YouTube e veja videos inéditos na internet sobre o universo do churrasco

Deixem seus comentários e compartilhem com seus amigos, isso motiva ainda mais a fazer esse trabalho por vocês.

Referencia

http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2007/v12n4/a0008.pdf

FIQUEI SEM CHURRASCO fotos de carnes de churrasco

Envie seu comentário