Carne Fresca Ou Carne A Vácuo? - 5 Motivos Para Comprar Carne a Vácuo -

Carne Fresca Ou Carne A Vácuo? – 5 Motivos Para Comprar Carne a Vácuo

Carne Fresca Ou Carne A Vácuo? – 5 Motivos Para Comprar Carne a Vácuo

As carnes a vácuo sempre foram muito mal vistas entre os consumidores de carne. Os mais exigentes normalmente sempre colocavam em questionamentos as carnes a vácuo. Até mesmo eu que já fui proprietário de uma Boutique de Carnes, tinha as minhas dúvidas.

Como pode uma carne durar mais que cinco dias na geladeira?

Será que colocam algum composto químico para que a carne dure mais de um mês fora do congelador?

Por que as carnes a Vácuo ficam escuras? Seria uma carne saudável para o consumo?

Eu tinha total desconhecimento sobre o assunto, e saber mais a respeito era  uma obrigação.

Eu quero nesse artigo, desvendar de uma vez por todas esse assunto, que ainda gera muita polemica, e trazer a verdade nua e crua, para dividir com você leitor do FIQUEI SEM CHURRASCO. Então acompanhe até o final este artigo que o conteúdo é bem especial e no final vou te dar 5 bons motivos para passar a comprar carnes a vácuo.

Entendendo Melhor o Assunto

Eu descobri que no Brasil carnes a vácuo tem a validade em média de dois a três meses, diferente do Uruguai que pode chegar a quatro meses. Carnes congeladas a vácuo tem validades muito maiores, chegando a passar da casa de um ano.

Como pode uma carne durar tanto tempo?

Todas essas informações foram uma grande surpresa pra mim, e descobri que regulamentos municipais não cobrem, ou melhor, não adotam essas premissas. O SIM, Selo de Inspeção Municipal, que é um regulamento dos municípios, não defende essa posição de que carnes possam ter validades acima de cinco dias fora do freezer.

Para conseguir trabalhar com carnes com validade acima de dois meses fora do freezer é necessário ter o SIF, Selo de Inspeção Federal, que contém regras que ditam os métodos, equipamentos e mateiras necessários para conservação da carne por tanto tempo.

Então se algum dia você comprar carne a vácuo sem o selo SIF, recomendo que tomem cuidado.

Aqui no Brasil sempre existiu um dilema, e faço parte dessa fatia de pessoas, que é questionar a qualidade da produção e distribuição de carnes a vácuo. Depois do escândalo com a Friboi muita gente ficou ainda mais receosa com as carnes a vácuo.

Mas afinal o que é melhor carne fresca ou carne a Vácuo?

Tudo vai depender das suas exigências, mas posso garantir que Carnes a Vácuo contém propriedades muito boas e vou explicar melhor isso.

O Que Você Realmente Precisa Saber Sobre Carnes Frescas

Existe uma massiva opinião que defende que carne fresca é a melhor opção, muito provavelmente pelo aspecto visual, por ter uma coloração vermelha mais viva, e não apresentarem odores indesejados.

carne fresca

Pra quem ainda não sabe, fui proprietário de uma Boutique de carnes e tive uma solida experiencia nesse assunto, sem contar os anos de estudos e pesquisas a respeito. Posso dizer seguramente que carnes frescas muitas das vezes não são a melhor opção. Essa afirmação com certeza é polemica, mas posso explicar o motivo para tal afirmação.

Carnes frescas, representam que o animal foi recentemente abatido, encaminhado para o estabelecimento de venda e finalmente a mesa do consumidor. Mas veja bem, quando o animal acaba de ser abatido toda musculatura ainda está tensionada.

carne a vacuo

Explicando melhor, mesmo que os grupos musculares do animal não tenham mais sinais de vida, eles ainda podem apresentar respostas com sinais de contração muscular. Resumindo, os músculos do animal recém abatido ainda estão rígidos, tencionados e contraídos, e se a raça e a genética não forem selecionadas, o resultado são carnes mais firmes e pouco agradáveis ao paladar. Mesmo que sejam animais confinados e acostumados com a rotina, isso é inevitável.

Isso quer dizer que as carnes quando frescas tendem a ficar mais rígidas e podem não trazer boas experiencias a mesa. Você nunca ouviu falar alguém dizendo que as carnes de mercado horas parecem macias, outras horas duras?

musculatura bovina

Essa relação tem uma ressalva e não é uma ciência exata. Animais de raças mais nobres como Angus, Wagyu e etc, refletem muito menos essas características, pois possuem genéticas e cuidados especiais, como eu disse acima.

Mais o ponto aqui é referenciar as carnes do cotidiano do Brasileiro, que em grande maioria vem da raça Nelore, e que tem uma genética mais suscetível a esse problema. Só lembrando que já existem Nelores com genéticas selecionadas que proporcionam ótimas qualidades, mas que não são ainda a grande realidade no país, pelo menos até a data desse artigo.

raça nelore

Quando a carne fresca passa por um processo de descanso toda essa tensão e rigidez tende a ser reduzida, e isso acaba impactando na maciez final do corte. Quanto mais tempo a carne descansar mais ela tende a ficar macia. Mas existe um grande fator que impede longas datas de descanso para as carnes frescas, que é a sua validade.

A validade de uma carne na sua geladeira fora do freezer muito provavelmente não vai passar dos 5 dias, e esse tempo de descanso ainda não é suficiente para que a carne perca toda sua tenção.

E foi baseado nessa dificuldade que veio a sacada das carnes a vácuo, que era uma forma de prolongar as datas da validade e alcançar o tão almejado descanso, ou seja, a famosa maturação.

O Lado Bom da Carne a Vácuo

Basicamente a carne a vácuo, consististe em colocar o músculo do animal recém abatido em uma embalagem especial, retirar o oxigênio por completo, lacrar e comercializar em temperaturas “especificas” sem oscilação.

carnes a vacuo

Aí você pode se perguntar, mas qual a diferença da carne em vácuo com carne fresca?

Devido a ausência de oxigênio nas carnes a vácuo é possível conserva-las na geladeira por muito mais tempo. O oxigênio é a principal fonte para a proliferação de micro-organismos, que são os responsáveis pela decomposição da carne. Assim sem a ação desses micro-organismo a carne consegue ser conservada por muito mais tempo.

Ta aí mais um ponto positivo onde carnes a vácuo são muito mais higiênicas do que carne fresca, que estão expostas a  micro-organismos o tempo todo, e acabam passando de mão em mão a todo momento.

Você entende agora essência disso?

A reprodução desse procedimento tem como resposta carnes que duram uma quantidade de tempo infinitamente maior do que carnes frescas. Mesmo que isso seja uma excelente noticia ainda não é a principal. Carnes a vácuo tem um bônus ainda melhor, que consiste em induzir um comportamento particular em sua micro estrutura. O que isso quer dizer?

Quando a carne pode passar mais tempo descansando além de perderem a tensão mencionado acima, ela entra em uma fase de liberação de enzimas, que tem como papel de romper as fibras e as cartilagens, resultando em carnes muito mais macias. Isso é chamado de maturação e tem uma serie de controles rigorosos para que isso passa acontecer. Confira o artigo que falo tudo sobre maturação(em construção).

Por que a Carne a Vácuo Fica Escura e Tem Cheiro Forte?

A coloração escura e o odor característicos de carne a vácuo é dado pela falta de oxigênio. As carnes possuem uma proteína chamada Mioglobina, responsável pelo transporte de oxigênio e que dá essa coloração avermelhada.

Dessa forma essa proteína passa a perder sua função pela falta de oxigênio,  a consequência disso, é o escurecimento da carne. Na verdade até as plantas sem oxigênio escurecem e perdem sua coloração vivida. Mas fique tranquilo, pois ao retirar a carne que está no vácuo, a Mioglobina passa a ser ativada novamente, e a peça volta a ficar vermelha entre 10 a 15 minutos.

validade carne resfriada a vacuo

Uma dica valiosa é quando tirar a carne do vácuo e se após 20 minutos ela ainda permanecer escura, provavelmente o corte pode estar com o sabor comprometido.

Outro ponto importantíssimo é que a embalagem esteja completamente aderida na carne. Muitos fornecedores procuram economizar com a qualidade da embalagem para reduzir custos, e isso facilita com que o vácuo se perca com facilidade.

Durante o transporte as embalagens algumas vezes acabam furando de forma imperceptível e acabam perdendo o vácuo lentamente, e isso não garante mais a qualidade citada acima. A imagem abaixo representa bem o que eu quero dizer. Por isso a importância de conferir se a embalagem está bem aderida na carne.

carne no vacuo

Fazendo uma ressalva, as carnes a vácuos são diferentes de carnes resfriadas ou frescas, que são aquelas que ficam em bandejas com plastico filme, entenda que são condições totalmente diferentes. A validade de carnes resfriadas/frescas são curtas e não passam de 5 dias na geladeira. Apenas carnes com selo SIF, e lacradas com vácuo que podem ficar mais de um mês no refrigerador.

carne em bandejas

Odor das Carnes a Vácuo

Não existe uma regra exata de como tirar o cheiro forte da carne a vácuo, mas isso tem dois motivos para acontecer, um, é a baixa qualidade das embalagem que perdem o vácuo com facilidade e o outro é pela oscilação do controle da temperatura.

Quando o consumidor tira a peça do refrigerador, leva até o caixa e muda de ideia e acaba não comprando, ela fica aguardando até que seja levada de volta para a geladeira, e esse tempo de espera é crucial para influenciar e trazer odores indesejados para a carne. Então não é uma regra que toda carne a vácuo tem cheiro forte, esses são os principais fatores.

Sabemos sim que existem pessoas levianas que agem de má fé, onde embalam carnes que estão por vencer, e tentam descaradamente enganar as pessoas. Esse é o maior motivo para que as fiscalizações atuem com rigor na segmentação de industrialização de carnes.

Em resumo veja os 5 Motivos para comprar Carne A Vácuo

1 – A Carne não desidrata, ao contrario das carnes frescas expostas ao oxigênio que tendem a perder água lentamente, quanto mais hidratada é a carne mais suculenta ela fica

2 – As Carnes a Vácuo são mais nutritivas por ficarem mais hidratadas

3 – A validade na passa de 5 dias para até 3 meses na sua geladeira

4 – As carnes a vácuo tendem a ser muito mais macias que carnes frescas por librarem uma enzima que destroem o colágeno e as fibras

5 – Os preços passaram a ser iguais aos das carnes frescas, ao contrario do passado

AGORA É HORA DE DEIXAR TODO MUNDO COM ÁGUA NA BOCA!

Imagine ver a cara dos seus familiares implorando para saber o segredo das suas receitas! Já pensou todo mundo te elogiando por que suas receitas são diferentes?

Eu achei esse Livro Gratuito na internet que fala bastante coisas diferentes pra quem gosta de usar carnes nas receitas, e o legal que o livro não é só pra churrasqueiro não! Não é sempre que se acha conteúdo gratuito assim na internet. Difícil!! Cheguei até divulgar lá no meu canal do YouTube, achei bem caprichado o trabalho do pessoal!

Agora se você não é muito fã de usar carnes em suas receitas, nem perde seu tempo esse livro não é pra você!!

Esse livro não é de minha autoria, foi a esquipe Assadores quem fez!!

CONTINUE LENDO

Confira nossas redes sociais:

Siga-nos no Facebook

Siga-nos também no YouTube e veja videos inéditos na internet sobre o universo do churrasco

Deixem seus comentários e compartilhem com seus amigos, isso motiva ainda mais a fazer esse trabalho por vocês.

FIQUEI SEM CHURRASCO fotos de carnes de churrasco

Mieri Store

Envie seu comentário