Bombom da Alcatra um Corte Valorizado - Fiquei Sem Churrasco

Bombom da Alcatra um Corte Valorizado

Bombom da Alcatra um Corte Valorizado

Alcatra e seus cortes

É muito comum que as pessoas ainda desconheçam essa novidade que são os cortes especiais. Essas pessoas não sabem que cada um deles proporcionam uma experiencia diferente ao paladar. Normalmente encontramos nos mercados e açougues partes do animal que são vendidas em peças que contém um conjunto de grupos musculares. Ou seja, não existe uma separação entre elas.

E o que eu quero dizer com isso?

A carne que normalmente é comprada, contém texturas e sabores diferentes, tudo na mesma peça. Já percebeu que as vezes  você compra uma contra filé que é mais saboroso e o outro não? É por que existe a parte mais macia e a parte mais firme da peça.  Alguns exemplos desses grupos são o Acém, o Contra Filé, a Paleta e muitos outros. Nesses grupos de cortes, podem ser encontrados iguarias que muitas vezes passam desapercebidas. A ALCATRA é um desses grupos de carnes que vamos destacar aqui no artigo(confira o artigo Tudo Sobre Alcatra). Na verdade vou abordar mais especificamente um corte em especial. Que é o BOMBOM DA ALCATRA.

bombom da alcatra

Não é comum encontrarmos cortes especiais em locais que tradicionalmente compramos carne. Normalmente são encontrados em Boutiques de Carnes que se especializam em tal feitoria(confira o artigo Boutique de Carnes). Mas o blog do FIQUEI SEM CHURRASCO, tem o propósito de te ajudar a encontrar os cortes especiais e a economiza um bom dinheiro.

t bone grelhado

O BOMBOM DA ALCATRA, pode ser encontrado como Miolo da Alcatra ou Coração da Alcatra e as vezes é confundido com o Baby Beef. Independente do nome é uma excelente opções. É uma carne deliciosa e é considerado um corte nobre e que muitas vezes pode substituir o Filé Mignon.

Ele pode ser usado em Estrogonofes, Bifes Acebolados, Medalhões, Assados, Churrasco e combina muito com uma deliciosa cerveja. Isso é claro desde que escolha a cerveja certa de acordo com o seu preparo. Confira o artigo A Cerveja Certa para seu Churrasco.  Na minha opinião esse é o melhor corte pra se fazer um delicioso bife acebolado.

O BOMBOM é uma peça magra, excelente para pessoas que não gostam ou que preferem carnes sem gordura.

Mas saiba que pessoas que estão firmes no regime, por questões de saúde ou por questão estéticas, fique sabendo que esse corte não é tão magro como o Patinho, que é considerado a carne bovina que menos contém gordura.
Essa é uma carne macia, 
com pouca gordura e suculência(confira o artigo gordura e marmoreio), com fibras espaçadas nas diagonais, muito versátil para ser usado em diversas receitas e com o custo um pouco mais elevado. Com isso vou deixar uma boa dica de como encontra-los em locais tradicionais .

Como encontrar e Pedir o Bombom

O Bombom como mencionado, é retirado do grupo da ALCATRA, e fica ao lado do Baby Beef(confira o artigo Baby Beef, em construção), logo abaixo da Picanha. Então quando for ao açougue ou mercado peça para o açougueiro retirar a peça como mostro na sequencia de imagens.

local retirado a picanhapeça de alcatrabombom da alcatra baby beef

Antes do pedido, peça para que te mostrem uma peça inteira de alcatra sem a Picanha e Maminha(confira o artigo Picanha e Maminha). Escolha uma peça bonita e vistosa. Agora instrua que seja cortada fora a fora na linha de divisão entre o Bombom e o Baby Beef, como mostra na imagem acima.

Note que o corte fica abaixo da Picanha, o lado que tem mais gordura é o Baby Beef e o lado que tem menos é o Bombom. Provavelmente você pode ser questionado(a) por isso, pois normalmente a Alcatra é cortada no sentido oposto como mostro na foto abaixo. Assim você vai economizar pagando pelo preço da Alcatra e levar uma carne muito mais valorizada e deliciosa. Uma vez sabendo que o Bombom pode custar o dobro do preço da Alcatra.

como açougueiro corta alcatra

Sentido das fibras

Agora que está prestes a preparar um delicioso Bombom, é necessário alguns cuidados com o sentido do corte com a faca. Saiba que cortar contra as fibras auxilia moderadamente na maciez da carne.

Na foto ilustro duas peças, que são retiradas uma do lado esquerdo e a outra do lado direito do animal, e mostro qual o sentido das fibras e a posição ideal para o corte com a faca. Vale lembrar que cada animail contém apenas duas peças e que pesam em média 1,2 kg.

sentido da fibra bombom alcatra

Independente se for cortar a peça antes ou depois do preparo, vale a pena seguir essa regrinha.

Espero que o artigo ajude na escolha do seu próximo prato.

AGORA É HORA DE DEIXAR TODO MUNDO COM ÁGUA NA BOCA!

Imagine ver a cara dos seus familiares implorando para saber o segredo das suas receitas! Já pensou todo mundo te elogiando por que suas receitas são diferentes?

Eu achei esse Livro Gratuito na internet que fala bastante coisas diferentes pra quem gosta de usar carnes nas receitas, e o legal que o livro não é só pra churrasqueiro não! Não é sempre que se acha conteúdo gratuito assim na internet. Difícil!! Cheguei até divulgar lá no meu canal do YouTube, achei bem caprichado o trabalho do pessoal!

Agora se você não é muito fã de usar carnes em suas receitas, nem perde seu tempo esse livro não é pra você!!

Esse livro não é de minha autoria, foi a esquipe Assadores quem fez!!

CONTINUE LENDO

Bife de Chorizo ou Contra Filé?

Alcatra na Grelha – Características e Curiosidades

Linguiça o Inseparável Aperitivo do Churrasco

Tudo Sobre Churrasqueiras Passo a Passo

Maminha – Tudo o Que Você Realmente Precisa Saber

A Cerveja Certa Para Seu Churrasco

Aprenda Você Mesmo a Criar Seu Negócio Pela Internet (em construção)

Marmoreio (em construção)

Aponevroses (em construção)

Confira nossas redes sociais:

Siga-nos no Facebook

Siga-nos também no YouTube e veja videos inéditos na internet sobre o universo do churrasco

Deixem seus comentários e compartilhem com seus amigos, isso motiva ainda mais a fazer esse trabalho por vocês.

FIQUEI SEM CHURRASCO fotos de carnes de churrasco

Envie seu comentário