Bife de Chorizo ou Contra Filé? - Conheça melhor este corte

Bife de Chorizo ou Contra Filé?

Bife de Chorizo ou Contra Filé?

Essa nova tendência de cortes especiais com nomes diferentes vem confundindo muita gente, um deles é o Bife de Chorizo ou contra filé, que muitas das vezes chega a ser confundido com o Chouriço, aquela linguiça feita a base de sangue suíno.

Confira o artigo que falo tudo sobre linguiças e Chouriço(Clique Aqui)

A dezenas de anos o Chorizo sempre foi comprado no Brasil como contra filé, e isso nunca havia sido motivo para se pagar mais caro e ainda ter os holofotes das mídias destacando esse corte. Essa é uma evidência muito clara do poder que as mídias de divulgação tem, fazendo com que carnes tradicionais se tornem celebridades apenas por usarem nomes estrangeiros.

Mas calma, não se trata de enganação, existem algumas justificativas que talvez possam explicar isso.

O seu final de semana pode ficar ainda melhor depois de um deliciosos churrasco com seus amigos e familiares. Não tem preço compartilhar bons momentos com pessoas que realmente amamos. A Amazon pensando nesse momentos especiais oferece as melhores ofertas e segurança na hora da compra, clique em um dos banners aqui no artigo para conhecer a loja oficial.

Tendência da Gastronomia

Com a era da cozinha gourmet, muitos pratos comuns passaram a ganhar mais sofisticação com a forma que são preparados além de serem batizados com nomes bem originais e exóticos. Claro que não podia ser diferente com as carnes Bovinas.

Eu acredito muito que o brasileiro é mais suscetível a gostar de pratos com nomes estrangeiros, acho que isso ilusoriamente remete uma experiência nova e a possibilidade de experimentar algo diferente, só que na verdade não é bem assim. Com certeza existem inúmeras exceções para isso, mas achar que aquele prato francês de Entrecot é melhor que o popular contra filé acebolado, é um mero engano, pois estamos falando do mesmo corte de carne.

Bife de Chorizo Corte

new york strip

Mais abaixo eu vou te explicar que além de famoso esse corte tem seus méritos.

O que é Chorizo?

O Bife de Chorizo foi um desses que migrou do tradicional para o sofisticado ficando famoso pela denominação “Argentina”. Muitas pessoas ainda desconhecem essa diferença entre Chorizo e o tradicional contra filé, porém existe um motivo para ele ter ganhado destaque entre os grandes churrasqueiros, e o nome não foi a principal causa.

O outro motivo pela fama desse corte entre os churrasqueiros e cozinheiros foi a maciez e um maior volume de carne, isso por que ele é retirado de um ponto especifico da peça de contra filé.

O que muitas pessoas ainda não descobriram, é que o contra filé é dividido em 3 partes, e que isso representa uma diferença entre sabores e texturas. Então saiba que a peça de contra filé oferece muito mais do que já estamos acostumados a ver e provar.

Chorizo do Contra Filé

bife de chorizo corte

Corte Chorizo

O Contra filé contém três cortes diretos e um indireto. Como mostra a divisão acima, próximo do pescoço é retirado o Bife Ancho que recebe uma infinidade de nomes diferentes para a mesma carne, por sua vez confundindo muita gente. Alguns deles são Noá, Bife Ancho, Filé de Costela, Noix, e muitos outros.

Eu vou deixar um link logo abaixo onde falo com mais detalhes sobre o Bife Ancho, lá você confere dicas, mitos e verdades que valem a pena conferir.

Bife Ancho ou Contra Filé?(clique Aqui).

Porém o corte aqui em questão é a segunda opção retirada da peça, o Bife de Chorizo. Seccionado da parte central do contra filé, é uma carne mais tenra devido o animal solicitar com menor moderação esse ponto do músculo.

O terceiro corte é o popular Contra Filé, que é uma carne menos tenra mas que pode haver variação de acordo com a raça e os cuidados com o manejo do gado.

E para finalizar o corte indireto é a Capa de Filé, que fica colada bem acima do Bife Ancho. É uma carne pouco apreciada no mundo do churrasco, mas não deixa de ter sua serventia para algumas  receitas.

Confira o artigo Capa de Filé(em construção).

Como utilizar o Bife de Chorizo

Essa carne pode ser utilizada de diversas formas, como grelhados em churrasqueiras, fritos em frigideiras ou chapas, assado no forno, refogado em cubos, carne de panela, carne moída para hambúrguer e muito mais. Porém a grande demanda para o Chorizo é no churrasco ou para fazer o apreciado bife acebolado. Tudo vai depender da sua criatividade.

Saiba que a peça de Chorizo é pequena, com o peso médio de 2,5 a 3,0Kg, variando de acordo com a raça e a idade que o animal é abatido. Então se optar em fazer uma peça maior no forno fique sabendo dessa limitação. Chorizo muito acima de 3,0kg significa que você pode estar levando junto o Contra Filé ou o B. Ancho. Tendo em vista que os preços desses três cortes são bem diferentes.

BIFE-DE-CHORIZO-grelhado

Bife de Chorizo ou Contra Filé? Aprenda a diferenciar

Antes de falar sobre como diferenciar esses cortes, só quero ressaltar um ponto importante. Essa característica de como diferenciar Chorizo do Contra Filé é feita somente no Brasil, pois mundo a fora inclusive na Argentina ambos são considerados a mesma carne, não é feito essa distinção. Ou seja, ao invés de três, a peça de contra filé apresenta dois cortes, o Bife Ancho e o Contra Filé e nada mais.

E para entender as características do Chorizo, existem algumas regrinhas que indicam se realmente está comprando o corte certo. Para distinguir o Chorizo do Contra Filé é necessário avaliar a altura de carne do steak(bife) e o formato da gordura. Lembrando que isso não é uma matemática exata.

altura contra filé

altura chorizo

Percebam que o ponto crucial é a altura da carne. Essas medidas de dois ou três dedos são apenas uma referência, mas para tirar a prova, é só pedir para o açougueiro te mostrar uma peça inteira,  de cara você vai perceber as diferenças de alturas no comprimento da peça bruta. De um lado a peça é mais estreita, do outro mais alta, apresentando um formato cônico.

Uma observação a se fazer é sobre a gordura da rebarba lateral do Chorizo, algumas casas de carnes ou frigoríficos acabam retirando essa gordura, que é uma das referências que citei acima.

Então a altura da carne e o formato da capa de gordura podem ser usados para reconhecerem o corte. A foto abaixo mostra um steak de Chorizo sem a rebarba lateral de gordura.

bife do chorizo ou contra filé

Um erro comum que já pude presenciar em canais de culinária renomados, é dizerem que o contra filé acima de dois dedos de espessura pode ser considerado Chorizo. É incrível a criatividade das pessoas.

Como diferenciar o Bife de Chorizo do Bife Ancho(Filé de Costela)

Você já deve ter ouvido falar do Bife Ancho, um famoso corte argentino que faz o maior sucesso aqui no Brasil. Como mencionei acima basta clicar no link abaixo para saber mais sobre esse corte.

Bife Ancho ou Contra Filé? (Clique Aqui)

Ambos apresentam características distintas muito fáceis de serem detectadas, e tem um detalhe que ajuda muito com isso. A chamada Ceja em espanhol ou Sobrancelha, é uma nomenclatura muito usada pelos argentinos cujo nome cientifico é Spinallis. É um músculo separado por uma aponevrose que fica apenas aderido no Bife Ancho, através dele que se pode ter a melhor referência para diferenciar o Bife de Chorizo do Ancho.

Se o steak apresentar a Ceja é Bife Ancho, caso contrario, Bife de Chorizo, simples assim.

bife ancho ceja

Se ainda não sabe o que são aponevroses, recomendo que leia o artigo Tudo sobre Aponevroses(em construção).

Esse corte começa a se formar do centro do contra filé em direção ao dianteiro do animal. Quanto mais próximo da cabeça, maior é o volume da Ceja.

Mas por que estou mencionando isso?

Como citado acima, é preciso ter essa percepção para fazer as separação dos dois cortes. Uma curiosidade bacana, quanto maior a Ceja mais macia será a carne. Caso ainda não saiba, o bife ancho tem diversos tamanhos de ceja, uns com maior volume e outros com menor volume.

Na imagem abaixo eu mostro uma peça inteira de contra filé, onde destaco o ponto em que se inicia a Ceja e como ela aumenta seu volume gradativamente. Você precisa entender isso para saber de onde é retirado o Chorizo.

cortes do contra filé

A imagem mostra claramente que aonde começa o Ceja é o ponto que termina o Bife de Chorizo.

Então esta é a principal característica, que é determinante para saber se está grelhando um delicioso Chorizo ou o Bife Ancho no seu churrasco.

Para os açougueiros existe uma técnica que é a contagem das costelas, sendo a partir do sétimo osso, o ponto de corte. Só que isso é mais técnico, o objetivo aqui é ajudar no seu dia dia. Abaixo é possível ver claramente a Ceja no Bife Ancho e a ausência dela no Chorizo, onde foram cortados muito próximos um do outro.

bife de chorizo

bife ancho

Custo Beneficio

O custo do Bife de Chorizo Angus é mais elevado em comparação com a raça Nelore, que chega a custar muito menos. Então se a carne for comprada em açougues tradicionais em média o preço pode ficar por R$29,9/Kg, desde que mostre para o açougueiro qual a região do contra filé que você deseja levar. Para a raça Angus o valor fica na casa dos R$48,00/Kg.

No açougue ou supermercado se você tiver um bom relacionamento com o açougueiro é possível sim, indicar a posição que deseja o corte, isso não será problema algum para o profissional.

No canal do Fiquei sem Churrasco do You Tube eu iniciei uma serie que tem o propósito de avaliar uma diversidade de cortes e os custos benefícios de cada um deles, relacionando a marca do frigorifico. Confira o vídeo que avaliei um Bife de Chorizo Angus de uma respectiva marca.

Sentido das Fibras

Como já é sabido, cortar contra as fibras pode ajudar moderadamente a carne ficar mais macia. Então abaixo ilustro a posição do sentido das fibras de uma peça inteira de contra filé, e a posição ideal para cortar com a faca.

A pesar de que alguns cortes bovinos aprestarem posições diferentes das fibras como a Maminha, que contem 3 posições e precisam de uma atenção maior, o contra filé tem apenas um sentido e já é cortado corretamente pela grande maioria das pessoas. Se quiser saber mais detalhes sobre a Maminha, clique no link abaixo para conferir.

Confira o artigo que fala tudo sobre Maminha.

Lembrando que independente se for Bife Ancho, Chorizo ou Contra Filé, o sentido do corte vale para todos.

sentido corte contra file

Como é conhecido o Bife de Chorizo em outros países

A denominação Bife de Chorizo é apenas utilizada na América do Sul, pois em outros países o corte é servido apenas como contra filé. Veja alguns do nomes que essa carne recebe mundo a fora.

🇺🇸 Estados Unidos – NEW YORK STRIP

🇨🇵 França – FAUX-FILET

🇩🇪 Alemãnha – ROAST BEEF(mittelrippe vom rind)

🇦🇷Argentina – BIFE DE CHORIZO

🇺🇾Uruguai – BIFE DE CHORIZO

Resumo

Em geral o Bife de Chorizo vai muito melhor que o tradicional contra filé. É uma carne facilmente encontrada e com custo pouco acima da média. Vale muito a pena quebrar os velhos hábitos e experimentar essa parte do contra filé com um toque a mais de requinte.

AGORA É HORA DE DEIXAR TODO MUNDO COM ÁGUA NA BOCA!

Imagine ver a cara dos seus familiares implorando para saber o segredo das suas receitas! Já pensou todo mundo te elogiando por que suas receitas são diferentes?

Eu achei esse Livro Gratuito na internet que fala bastante coisas diferentes pra quem gosta de usar carnes nas receitas, e o legal que o livro não é só pra churrasqueiro não! Não é sempre que se acha conteúdo gratuito assim na internet. Difícil!! Cheguei até divulgar lá no meu canal do YouTube, achei bem caprichado o trabalho do pessoal!

Agora se você não é muito fã de usar carnes em suas receitas, nem perde seu tempo esse livro não é pra você!!

Esse livro não é de minha autoria, foi a esquipe Assadores quem fez!!

CONTINUE LENDO

Confira nossas redes sociais:

Siga-nos no Facebook

Siga-nos também no YouTube e veja videos inéditos na internet sobre o universo do churrasco

Deixem seus comentários e compartilhem com seus amigos, isso motiva ainda mais a fazer esse trabalho por vocês.

FIQUEI SEM CHURRASCO fotos de carnes de churrasco

Mieri Store

Envie seu comentário