Alcatra na Churrasqueira - Caracteristicas da Alcatra e Curiosidades

Alcatra na Churrasqueira – Características e Curiosidades

Alcatra na Churrasqueira – Características e Curiosidades

Alcatra um corte muito versátil e oferece diversas formas de preparo

Essa é uma carne muito versátil e que pode ser usada de diversas formas e em diversas receitas.  Vou te ajudar com suas pesquisas abordando todas as informações sobre esse corte. Com isso quero facilitar unindo tudo em um único lugar, trazendo detalhes que “não são” facilmente encontrados na internet. Saiba sobre as técnicas mais usadas por grandes chefes que são escondidas e muito mais!!! Farei tudo isso de forma simples e com conteúdo realmente relevante.

Localizando a Alcatra Bruta

A ALCATRA como outros cortes contém 2 peças por animal, uma do lado direito outra do lado esquerdo. Esse corte é retirado da coxa “traseira” acima da maminha(confira o artigo Maminha). Esse é um corte considerado de primeira aqui no Brasil, diferentemente de outros países, que não fazem essa distinção.  É uma carne muito querida pela sua versatilidade, podendo ser usado de diversas formas, como para bifes fritos ou grelhados, para churrascos, assados, moído, espetinhos, strogonoff e muito mais.

bombom da alcatra na churrasqueira

A Alcatra faz divisão direta com a Maminha e o Contra Filé. Eles são separados por uma membrana, conhecida como Aponeurose ou Aponevrose, confira o artigo Aponevroses(em construção). A limpeza dessas membranas são extremamente importantes para garantir a maciez da carne. Porem é muito comum que as pessoas retirarem a gordura confundindo com aponevroses. Pessoal a gordura é de extrema importância para manter o sabor e a suculência, confiram o artigo Gordura e Marmoreio e entendam melhor isso. Vejam essa peça de Alcatra que está onde são retiradas as Aponevroses.

Aponevrose da alcatra

Outra dica bem interessante é comprar a peça de Alcatra completa que contenha a Maminha, com ou sem a Picanha, isso pode reduzir até em 50% no custo final da carne. Claro que para isso você vai precisar de instruções de como retirar os cortes encontrados na Alcatra.

Conheça a peça bruta de onde sai a Picanha Alcatra e Maminha

Nas imagens abaixo ilustram melhor de onde sai cada corte. A Rolha da Alcatra ou Steak do Açougueiro é retirado da parte de baixo da Alcatra, que é o lado oposto de onde sai a Picanha. No vídeo é possível entender melhor tudo isso.

rolha da alcatra

https://fiqueisemchurrasco.com/bombom-da-alcatra-macio-e-delicioso/

E quanto ao preço?

A ALCATRA é um corte com custo intermediário, podendo mudar de acordo com a região, o custo é ligeiramente acima da maminha, mas nada que te impeça de optar por esse corte. Muita gente escolhe a Alcatra por ter um custo mediano, mas com um sabor maravilhoso, porém esse corte oferece texturas variam de acordo com o ponto da peça. Isso acontece por que a peça de Alcatra é possível encontrar 3 cortes com sabores e texturas diferentes. Lembrando que já estou considerando que a Maminha e a Picanha já foram retiradas. Confira o artigo da Maminha e Picanha(em construção) que contém relação a este artigo. Esses cortes são o Bombom, o Baby Beef e a Rolha da Alcatra coo ilustrado nas imagens acima.

O bombom da alcatra na churrasqueira ou na chapa fica sensacional recomendo!!

A Alcatra que encontro normalmente no açougue

A Alcatra quando é comprada normalmente em açougues ou mercados, na maioria das vezes você recebe os 3 cortes no mesmo bife.

Neste bife  você vai encontrar o Bombom da Alcatra, O Baby Beef e o Steak de Açougueiro. (confira os artigos, Bombom da Alcatra, Baby Beef e Steak do Açougueiro).

Isso acontece por que não existe uma separação das peças como mencionei acima, resultando em um bife mais barato para o consumidor. Imagina o tempo e a mão de obra que necessita retirar todos esses cortes especiais? Então cortar todos eles juntos é muito mais fácil e mais barato. Na imagem abaixo fica bem claro o que quero dizer.

Bife de Alcatra de Açougue

Bife/Steak de Alcatra cortado normalmente

Cortes Valorizados

Quanto mais trabalhado for o corte independente de qual ele seja, mais valorizado acaba ficando (a raça do animal tem ligação direta com isso). Quanto maior for tempo que o açougueiro perde separando, limpando e gastando energia do estabelecimento na retirada dos cortes, maior será o custo final dessas iguarias.

Fique Calmo(a), isso não significa que estás pagando mais caro pelo mesmo corte!!

Mas qual a vantagem nisso se posso pagar mais barato comprando o bife tradicional do mercado ou do açougue??

A vantagem é que você pode escolher diretamente o corte que mais te agrada, deixando de lado aquele que sabes que é menos macio, ou com menos gordura.

Quando você compra esses bifes tradicionais de Alcatra os sabores e a maciez que cada um deles oferece, passa desapercebido, tornando impossível tirar uma conclusão sobre a experiencia que cada um deles oferece. Um exemplo disso é que o Bombom é muito mais macio que o Baby, e você só vai notar isso comprando esses cortes separadamente.

Tudo isso é para tornar mais prático e melhorar a escolha do corte baseado no gosto e exigências do consumidor. Não esqueça de conferir os artigos do Bombom da Alcatra, Babe Beef e Steak do Açougueiro, e saiba mais sobre esses cortes especiais.

Vai viajar para fora do Brasil?

Se mudou recentemente para fora do Brasil, ou gosta de viajar mais não sabe como pedir este corte, saiba como a Alcatra é conhecida em alguns países!!

🇺🇸Estados Unidos – RUMP STEAK

🇨🇵França – RUMSTEAK

🇩🇪Alemãnha – KUGEL / NUb

🇦🇷Argentina – CUADRIL

🇺🇾Uruguai – CUADRIL

Rump steakUma curiosidade legal, é que quando você pede Alcatra nos Estados Unidos. Em alguns estados normalmente a Alcatra é servida junto com a Picanha. Claro que isso é até uma boa noticia para os apaixonados por Picanha. O interessante de falar sobre isso, é para aqueles leitores do FIQUEI SEM CHURRASCO que já estão nos Estados Unidos ou que vão para lá. Ao pedirem Alcatra ou Rump Steak, não fiquem surpresos ao encontra-lo totalmente diferente do que estão acostumados aqui no Brasil. Se prestarem atenção é possível até ver a divisão entre os cortes!! Tá ai uma boa ideia pra divulgar aqui no país!!

Posição das fibras da Alcatra

Neste artigo não vou apresentar a posição dos sentidos das fibras. Isso porque, devido a Alcatra conter 3 cortes diferentes, e é necessário  abordar um a um para eu conseguir te passar com precisão essa informação. Isso se aplica quando estiver procurando comprar algum desses cortes individuais da Alcatra, como o Bombom por exemplo.

Saiba o sentido das fibras  Bombom da Alcatra, Babe Beef e Steak do Açougueiro, e tire suas duvidas.

Mas para aquelas pessoas que não fazem tanta questão e preferem o tradicional, o bom bife tirado pelo açougueiro ainda continua valendo. É claro que a fibra não vai ser precisamente cortada contra. Mas uma coisa é certo o velho método do açougueiro ainda é muito bom.

AGORA É HORA DE DEIXAR TODO MUNDO COM ÁGUA NA BOCA!

Imagine ver a cara dos seus familiares implorando para saber o segredo das suas receitas! Já pensou todo mundo te elogiando por que suas receitas são diferentes?

Eu achei esse Livro Gratuito na internet que fala bastante coisas diferentes pra quem gosta de usar carnes nas receitas, e o legal que o livro não é só pra churrasqueiro não! Não é sempre que se acha conteúdo gratuito assim na internet. Difícil!! Cheguei até divulgar lá no meu canal do YouTube, achei bem caprichado o trabalho do pessoal!

Agora se você não é muito fã de usar carnes em suas receitas, nem perde seu tempo esse livro não é pra você!!

Esse livro não é de minha autoria, foi a esquipe Assadores quem fez!!

CONTINUE LENDO

Bife Ancho ou Contra Filé?

Bombom da Alcatra – Um Corte Valorizado

Linguiça o Inseparável Aperitivo do Churrasco

A Cerveja Certa Para Seu Churrasco

Gordura e Marmoreio (em construção)

Baby Beef (em construção)

Rolha da Alcatra ou Steak do Açougueiro (em construção)

Picanha a Rainha do Churrasco (em construção)

Tudo o que você precisa saber sobre Aponevroses (em construção)

Confira nossas redes sociais:

Siga-nos no Facebook

Siga-nos também no YouTube e veja videos inéditos na internet sobre o universo do churrasco

Deixem seus comentários e compartilhem com seus amigos, isso motiva ainda mais a fazer esse trabalho por vocês.

FIQUEI SEM CHURRASCO fotos de carnes de churrasco

Envie seu comentário