A Cerveja Certa para o seu Churrasco!! - Saiba combinar cervejas

A Cerveja Certa para o seu Churrasco!!

A Cerveja Certa para o seu Churrasco!!

Aquela semana difícil de trabalho está chegando ao fim, os minutos parecem que viram horas, a ansiedade já começa a tomar conta. E o que te deixa assim é saber que está chegando a hora daquela maravilhosa cerveja gelada que vai tomar com os amigos, e jogar conversa fora falando daquele chefe que ninguém gosta. Melhor ainda se isso for em véspera de feriado.

E tem também aquele momento que chega o churrasco tão esperado. Você acende a churrasqueira, e sente aquela sensação maravilhosa do cheiro do braseiro em chamas, esperando a chegada dos amigos, em um dia ensolarado e quente. Após todos os preparativos você abre a geladeira e vê aquela garrafa esbranquiçada de saltar os olhos. A boca já começa a salivar e a vontade de tomar aquela gelada juntos com os amigos aumenta ainda mais. Isso não tem preço. Por isso essa paixão nacional, ou até mesmo podemos chamar de paixão mundial.

É hora do brinde, o primeiro gole desce dando aquela sensação de conquista. Refrescante, e vem aquele famoso bordão, haaaaaassss. Tem até o beberrão que mata em um gole só. E tudo acaba virando brincadeira, só que de gente grande.

cerveja em amigos

Mais depois de algumas cervejas você se depara com uma difícil escolha. Comer aquela deliciosa costela que está brilhando por causa da  gordura derretida. Ou decidir apenas continuar tomando a sua gelada. Pois você pensa que se comer e beber ao mesmo tempo da aquela sensação de barriga estufada e a comida parece que não cabe mais.

Mais será que isso é verdade?

Você sabia que algumas cervejas são especificas para determinados pratos?

Se a cerveja escolhida for aquela que está cheia daqueles aditivos e conservantes, pode ter certeza que isso vai te atrapalhar. E isso acontece por falta de informação, aí acabamos escolhendo a cerveja mais barata ou a que já estamos acostumados a beber pela sua popularidade. E normalmente são cervejas industriais. Eu sou da seguinte opinião, procuro constantemente experimentar novos rótulos, e sair um pouco da rotina, assim muitas vezes acabo descobrindo boas combinações com meu churrasco. Ao ler isso algumas pessoas podem dizer o seguinte. Cerveja é cerveja, tanto faz, o que importa é beber.

cerveja bebedeira

Eu tenho certeza que você tem alguma cerveja que mais gosta, e algumas vezes acada deixando de comprar ela por que a grana está curta no momento. Se pensa assim, então você acredita que existe uma cerveja que mais combina com seu paladar. Dessa a forma tente ser um pouco mais flexível para experimentar novos rótulos. Provavelmente encontrara alguma que irá te surpreender.

Seguindo esse raciocínio, saibam que algumas cervejas combinam mais com churrasco do que outras. Um exemplo disso é a California Common que é uma cerveja artesanal. Na minha opinião essa cerveja foi feita para o churrasco. Oferece um resultado perfeito na combinação com carnes grelhadas.

Cerveja industrializada

As cervejas industrializadas estão cada vez mais perdendo espaço para as artesanais. É grande a quantidade de relatos de pessoas que tem problemas relacionado a saúde ao consumirem dessas cervejas. Dores de cabeça, queimação e problemas renais, são alguns desses sintomas. Essas bebidas industriais contem muitos conservantes, corantes,  antioxidantes que ajudam a mantelas por mais tempo nas prateleiras. Só que isso tem um preço para a saúde e quem paga por ela somos nós.

São bebidas produzidas em grandes quantidades e não apresentam boa concentração de malte. Ingrediente indispensável para uma boa cerveja. Não é atoa que grandes marcas estão se adequando a esse novo seguimento que são as artesanais. Mas inda é possível encontrar boas cervejas e que não são utilizados aditivos para conservação. Uma dica boa é sempre que for experimentar uma nova bebida dê uma olhada nos ingredientes.

O mundo das Cervejas Artesanais

A Cerveja Artesanal vem sendo cada vez mais consumida no Brasil e este mercado está em acenação no país. Hoje em dia é mais comum encontrar dessas bebidas nos supermercados. Isto ainda esta deixando de ser novidade, porem em outros países esse consumo já exste há centenas de anos. E ainda tem historias que dizem que muitas cervejas foram desenvolvidas por causa da escassez de comida, e acabaram como fonte principal de alimento.

cerveja artesanal

Um ponto muito positivo dessas bebidas é a diversidade de sabores, características e aromas encontrados no mercado a fora. Existem sabores como o da laranja, coentro, cana de açúcar, cervejas mais fortes, mais refrescantes, claras ou escuras. São extremamente saborosas encorpadas e muitas vezes com maior teor alcoólico. É claro que a grande quantidade de opções acabam atrapalhando na hora da escolha. Isso deixa a dúvida de qual a cerveja que vai combinar com seu paladar ou com a sua receita.

Assim nasce o receio de pagar mais caro e se arrepender depois de provar. Desta forma acabamos recorrendo a internet. E mais uma vez o google entra em cena. Mas tomem muito cuidado com as fontes que encontrarem nas pesquisas. Não saiam confiando no primeiro conteúdo que acharem na internet. Tem muita baboseira por ai. Na dúvida eu recomendo o 1000 Cervejas Premiadas. É um pequeno livro bem objetivo e que ajuda bastante a conhecer as principais cervejas do Brasil.

Qual cerveja combina com meu churrasco?

ceerveja e churrasco

Existem guias de harmonização que te ajudam mesmo que você nunca tenha tomado cerveja artesanal. Eles mostram passo a passo como escolher e combinar a bebida certa com pratos específicos além de fazer com que pessoas comuns aprendam sem nenhuma dificuldade.

Pesquisem com calma estes guias na internet e busquem boas referências sobre esse assunto como eu já disse. Isso vai evitar que você se aborreça e acabe criando uma falsa impressão sobre esse assunto.

É possível procurar informações nos buscadores da internet, mais será necessário um bom tempo de pesquisa e ainda encontrar conteúdos pouco detalhados e que podem não ser verdadeiros.

Depois de descobrir quais as cervejas que mais combinam com seu churrasco, vai ser bem difícil voltar atrás. Apreciar uma boa cerveja pode valer muito mais a pena do que beber fardos e fardos de cervejas baratas. É claro que o gosto de cada um deve ser respeitado.

Se você deseja conhecer mais sobre harmonização eu recomendo o Perfeita Harmonização(clique aqui), que tem uma abordagem sobre combinação de cervejas com pratos específicos, ou até mesmo o Trilha da Harmonização que é um pouco mais completo, que te ajuda não só com as combinações mas também com receitas e tipos de copos. Isso mesmo, copos!! Acredite o copo também tem papel na hora de degustar sua cerveja.

Especialistas da área afirmam que o copo deve ser escolhido de acordo com a característica de cada cerveja artesanal. Um exemplo disso são as Cervejas de Trigo, que teoricamente devem ser bebidas naqueles copos que parecem tulipas gigantes. E ainda tem uma serie de opções. Eu mesmo adoro as famosas canecas de vidro que lembram os vikings(rsrs).

Pois bem, já sabemos que isso é papo para especialistas, aquele famoso copo de requeijão já está de bom tamanho(rsrs). Agora se achou interessante e quiser saber mais sobre isso eu recomendo:

Copo Ideal para Cervejas Especiais(clique aqui).

É até bonito de ver.

copos de cervejas

Mercado das Cervejas

Outro ponto curioso é que o preço de venda da cerveja artesanal é mais elevado do que o da cerveja industrial, mas isso tem o por que.

O custo disso é em função de utilizarem matérias primas de melhores qualidades e que são muitas vezes importadas. E não só pela matéria prima mas também pelo intenso cuidado aplicado durante o processo produtivo. Ao contrario das industrializadas, que utilizam menos matérias primas nobres, acrescentam aditivos baratos para maior rendimento e visam apenas produtividade.

cerveja dinheiro

Então se você quer economizar e beber uma cerveja infinitamente melhor vai ter que aprender a produzir a sua própria bebida.Tem muita gente fazendo isso hoje em dia, é mais comum do que imagina.

Qualquer pessoa pode fazer isso em casa e não é um bicho de sete cabeças. Na internet você vai encontrar inúmeros videos no youtube que tentam fazer isso. Mas eu sempre tenho um pé atrás com esses conteúdos, afinal não são especialistas do ramo. No google também existe uma infinidade desses cursos que prometem ensinar a produzir a sua própria cerveja.

Saiba que se o anunciante pagar para a plataforma, o conteúdo dele aparece no inicio das pesquisas e todo mundo acaba achando que é a melhor opção.

Você sabia que os primeiros resultados que aparecem nas pesquisas não são necessariamente os melhores? A maioria dos casos estão no inicio por que são pagos. Por isso é necessário pesquisar muito antes entrar nesse mundo dos cervejeiros.

Procure relatos positivos sobre o conteúdo que encontrou. Se estiver interessado em fazer suas próprias cervejas, de forma fácil e que dê um bom resultado eu recomendo o Produção de Cervejas Artesanais. São pessoas experts no assunto e é mais garantido.

Agora se é um calboy e decidir desbravar esse mundo com o objetivo mais profissional, atente-se com as regras necessárias para não ter problemas de fiscalização e atender a legislação. Cuidado!! Não se afobe sabendo que é possível ganhar um bom dinheiro com isso. Eu já fui proprietário de uma Boutique de Carnes e tive muitas complicações na área administrativa(confira o artigo Boutique de Carnes, em construção).

Quando você sabe que seu negócio vai dar dinheiro ficamos muito ansiosos e isso turva seu controle sobre os negócios. Aja com cautela e maturidade. Optando por isso vai ser necessário conhecer os seus fornecedores e quem vai ser seu público alvo.

Então se mesmo assim persistir nessa ideia, mesmo depois de saber que é necessário atentar se com suas emoções, saber administrar um negócio e atender regulamentos legislativos, então se especialize. Eu recomendo o Negócios Cervejeiros. Isso vai te ajudar bastante.

Conclusão.

Independente se for para fazer um churrasco, um assado, um tira gostos com embutidos, ou até mesmo aquele amendoim, sabemos que a cerveja sempre vai ser uma boa pedida de acompanhamento para estes momentos. Mas agora, entendemos que podemos ser um pouco mais seletivos na hora da escolha da bebida , e saber que existem opções que mais combinam com determinados alimentos.

cerveja espuma

Não esqueçam checar os artigos relacionados, pois eles ajudam a entender ainda mais sobre o assunto.

AGORA É HORA DE DEIXAR TODO MUNDO COM ÁGUA NA BOCA!

Imagine ver a cara dos seus familiares implorando para saber o segredo das suas receitas! Já pensou todo mundo te elogiando por que suas receitas são diferentes?

Eu achei esse Livro Gratuito na internet que fala bastante coisas diferentes pra quem gosta de usar carnes nas receitas, e o legal que o livro não é só pra churrasqueiro não! Não é sempre que se acha conteúdo gratuito assim na internet. Difícil!! Cheguei até divulgar lá no meu canal do YouTube, achei bem caprichado o trabalho do pessoal!

Agora se você não é muito fã de usar carnes em suas receitas, nem perde seu tempo esse livro não é pra você!!

Esse livro não é de minha autoria, foi a esquipe Assadores quem fez!!

CONTINUE LENDO

Como Produzir Cervejas Artesanais

Alcatra na Grelha – Características e Curiosidades

Linguiça o Inseparável Aperitivo do Churrasco

Tudo Sobre Churrasqueiras Passo a Passo

Copo Ideal Para Cervejas Especiais

Como Harmonizar Cervejas

Tudo sobre Boutique de Carnes(em construção)

Confira nossas redes sociais:

Siga-nos no Facebook

Siga-nos também no YouTube e veja videos inéditos na internet sobre o universo do churrasco

Deixem seus comentários e compartilhem com seus amigos, isso motiva ainda mais a fazer esse trabalho por vocês.

FIQUEI SEM CHURRASCO fotos de carnes de churrasco

Envie seu comentário